Empresas apresentam trabalhos de pesquisa e inovação financiados com recursos do Estado

Mostrar à sociedade o resultado do investimento público estadual em projetos de pesquisa e inovação é o objetivo do evento que será realizado nesta quinta-feira, 14, a partir das 14h na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Este é o primeiro de uma série de encontros que ocorrerão para que a população conheça os frutos do Tecnova, programa da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) operado localmente pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Um total de 13 projetos serão apresentados até as 18h de quinta. No dia seguinte, sexta-feira, 15, mais 14 projetos estarão em pauta, no mesmo local.

O Tecnova apoia a inovação tecnológica e vem acelerando o crescimento de 53 empresas de micro ou pequeno porte. Entre elas está a Odeme Equipamentos Médicos e Odontológicos, que nasceu em Luzerna, abriu laboratório em Joaçaba e, em 2015, deu início a operações em Miami (EUA).

Para a expansão, a empresa contou com o apoio do governo estadual por meio de programas e editais, além de ter sido primeira colocada no Prêmio Stemmer Inovação Catarinense, categoria Empresa Inovadora – Micro e Pequeno Porte Porte, em 2012. Com auxílio do Tecnova, a empresa criou a máquina capaz de testar a fadiga térmica dos materiais odontológicos.

“Precisamos ter mais empreendedores e empresas como a Odeme. O setor produtivo catarinense precisa ser desafiado e apoiado, assim como nossos pesquisadores. A Fapesc buscará, incansavelmente, cumprir sua missão de amparar a pesquisa e a inovação no Estado com programas, editais, chamamentos e outras ações”, disse o presidente da Fundação, Fábio Zabot Holthausen.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.