Erechinense é suspeito de matar brigadiano após assalto a banco no RS

O foragido apontado pela Polícia Civil como autor do disparo que matou um soldado da Brigada Militar durante confronto com assaltantes de banco em Porto Xavier, no Noroeste do RS, escapou da prisão em fevereiro. Ezequiel David Trindade, 30 anos, foi um dos três que fugiram do Presídio Estadual de Cruz Alta.

Condenado a 32 anos de prisão por crimes como assalto e porte de arma, Trindade, que é natural de Erechim, na Região Norte, estava no regime semiaberto. Em 2018, ainda conforme a polícia, ele participou de um roubo a banco no município de Entre Rios do Sul. Acabou preso em Cruz Alta, no mesmo ano, por porte de arma de uso restrito e associação criminosa.

No entanto, em 19 de fevereiro escapou com outros dois detentos. O trio teria fugido pelo teto e pulado próximo a uma guarita desativada. Os três ocupavam a mesma cela, onde estavam mais cinco presos. Eles teriam furado o concreto de uma laje para conseguir escapar. O alarme do presídio chegou a disparar no momento em que os homens ultrapassaram o muro. Foram encontradas chaves de fenda, alicates e uma barra de ferro. Um veículo estaria aguardando os detentos para a fuga. Segundo a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), apenas um desses três que escaparam de Cruz Alta foi recapturado até o momento.
O delegado Heleno dos Santos, que investiga o ataque ao Banco do Brasil de Porto Xavier, afirmou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (6) que Trindade foi o autor do tiro que vitimou o soldado Fabiano Heck Lunkes, 34 anos. O policial disse que isso foi confirmado pelas perícias.

— O Ezequiel é o autor do disparo que vitimou o soldado Lunkes. Ele já tem vários envolvimentos em roubos a bancos — disse o delegado.

Além dele, outro foragido, também com prisão preventiva decretada pela Justiça, teve a identificação divulgada durante a coletiva. Luciano Aguilar de Mattos, 43 anos, também é apontado como integrante do bando que assaltou a agência. Lucianinho, como é conhecido, é natural de Porto Lucena, também na Região Noroeste, mas seria morador da Região Metropolitana. (ZH)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.