Estiagem modifica cenário no Alague em Erval Velho; fotos e vídeo

Erval Velho – Um dos principais pontos de lazer e entretenimento no Meio-Oeste está padecendo devido à estiagem prolongada em Santa Catarina. O Alague, em Erval Velho, conhecido pela sua fartura de água represada, o que proporciona atividades como pesca e navegação, está com o nível muito baixo. As rachaduras no solo lembram cenários típicos do sertão. Outros dizem se parecer com uma represa cujas comportas foram abertas completamente, de tanto que o volume diminui.

As casas, algumas de moradia permanente, outras de veraneio, contrastam com os dias em que as chuvas são regulares. A escassez de chuva diminuiu drasticamente o volume de água do Alague. Ainda, a estiagem já vem provocando na região problemas nas lavouras, na produção de leite e até mesmo no abastecimento para consumo humano.

Vídeo:

A Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas no Estado, aponta possibilidade de condições de chuva a partir da quarta-feira, mas de pouca intensidade. Para normalizar a situação, segundo os meteorologistas, serão necessários alguns dias de precipitação intensa para elevar os volumes dos mananciais. Confira:

Terça-feira (17/09):
Tempo: 
predomínio de nuvens em SC, com chuva fraca especialmente no sul do estado. No decorrer do dia, o sol aparece sobretudo no oeste e norte do estado.
Temperatura:
 amena, com maior elevação no oeste e norte do estado.
Vento: noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: frente fria em deslocamento por SC. Massa de ar mais frio influencia o sul e litoral.

Quarta-feira (18/09):
Tempo: 
predomínio de nuvens e condição de chuva a qualquer hora do dia, devido a um cavado no sul do Brasil. Não se descarta o risco de temporais localizados.
Temperatura:
 amena devido a cobertura de nuvens.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (19/09):
Tempo: instável com variação de nuvens em SC. Condição de chuva mal distribuída especialmente no centro-leste do estado, por influência de um cavado.
Temperatura: amena, com maior elevação no oeste.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sexta-feira (20/09):

Tempo: instável com predomínio de nuvens e condição de chuva em SC, devido ao avanço de uma nova frente fria. Risco de temporais bem localizados com granizo.
Temperatura: amena.
Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Fotos:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.