Estudante de Ipira conquista pela 3ª vez consecutiva medalha de ouro na OBMEP

A estudante ipirense Luíse Gauer Schulte, 15 anos, conquistou medalha de ouro pela terceira vez consecutiva na Obmep – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A cerimônia de entrega das medalhas de ouro a 576 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil ocorreu nesta quinta, (02) no centro de convenções Riocentro, zona oeste da capital fluminense, durante o Congresso Mundial de Matemáticos (ICM, do nome em inglês International Congress of Mathematicians). Sediado pela primeira vez no Hemisfério Sul, o evento foi aberto ontem (1º) e reunirá, até o próximo dia 9, pesquisadores de todo o mundo para divulgação de novos estudos na área da matemática e troca de experiências.

Os estudantes receberam a medalha no mesmo local onde quatro matemáticos receberam ontem a maior honraria da área, que é a Medalha Fields, considerada o Nobel da Matemática. Essa medalha é conferida durante o ICM, a cada quatro anos, aos matemáticos com menos de 40 anos de idade que se destacam na área.

Destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do ensino médio, a Obmep reuniu, no ano passado, em sua décima terceira edição, 18,2 milhões de concorrentes de 99,6% dos municípios brasileiros, dos quais 17,8 milhões de alunos de escolas públicas e os demais de instituições privadas. Foi a primeira vez que o certame incluiu participantes de colégios particulares.

A Obmep manteve o número de medalhas para alunos de escolas públicas das edições anteriores: 500 de ouro, 1.500 de prata, 4.506 de bronze e 38,6 mil menções honrosas. Os estudantes de escolas particulares receberam 76 medalhas de ouro, 227 de prata, 682 de bronze e 5,7 mil menções honrosas.

A competição é realizada desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.