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Estudantes de Luzerna realizam avaliação inovadora com ferramenta online

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Estudantes de Luzerna realizam avaliação inovadora com ferramenta online

Luzerna – Um grupo de 25 estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Luzerna realizou na manhã desta quinta-feira (30) uma avaliação inédita no município. O projeto piloto consiste na verificação da habilidade do aluno através de uma prova online com acompanhamento em tempo real do desempenho.

De acordo com a professora Rose Mara Makovski, do Instituto Acordar, responsável pela aplicação da prova, o intuito do projeto é verificar a competência e habilidade do aluno com base na matriz curricular de referência desenvolvida em sala de aula pelos professores.

Segundo ela, a prova é possível com o uso de um software chamado “Socrative” que proporciona agilidade e economia de papel, haja vista que uma prova do gênero que é aplicada aos alunos utilizara em média pelo menos dez páginas.

“É um trabalho que a gente já tem há três anos e constituição desse trabalho que vem desde o planejamento do professor, por áreas do conhecimento, e aí depois a gente constrói a avaliação para aferir esse conhecimento”, explica Makovski.

Os alunos passaram pela prova online, na sala de informática do Centro de Eventos São João Batista, e depois por uma discursiva em sala de aula. Makowski comenta que o projeto piloto prevê quatro provas e a avaliação foi aprovada pelos estudantes. “Ao final do trimestre, os alunos fazem essa avaliação que é toda pensada anteriormente pelos professores, por área do conhecimento, embora os alunos tenham 12 disciplinas eles fazem quatro provas porque é dentro de cada área do conhecimento”, detalha.

A professora reitera que é importante a observação de quais são os conhecimentos mínimos que o aluno precisa ter para passar ao próximo ano. “Então o professor tem toda essa reflexão, ele já sabe. Antigamente a gente ensinava conteúdo, agora a gente ensina conhecimento, e se eu não ensino mais conteúdo e ensino conhecimento eu preciso verificar, aferir, as habilidades e as competências. Aferindo isso eu preciso ter uma prova que a gente chama prova de proficiência”.

A aplicação da prova online é considerada pelos avaliadores altamente produtiva pelo fato de que o professor, em tempo real, sabe o que os alunos acertaram e erraram, a nota do aluno, e também o aluno fica sabendo quanto ele acertou e quanto errou, processo diferente da avaliação física.

“O professor leva tempo para corrigir, entrega a prova depois, então o aluno já tem o feedback imediato e ele está fazendo essa avaliação e olha quantas folhas de papel que ele deixa de usar, economiza”, continua.
Outro fator considerado eficiente com a metodologia da prova é que a avaliação é um documento. A partir do momento em que ela é feita online acontece a geração da prova com a data e o nome do aluno, e a escola pode guardar em meio digital oficial essa avaliação.

“A gente está fazendo um trabalho e sentindo que, para que a gente possa aplicar para o próximo trimestre e para o ano que vem toda a rede municipal do sexto ao nono ano que seja só a avaliação online e não mais essa avaliação de proficiência sendo física, ou seja, somente online. Nós já sentimos que os alunos aprovaram, gostaram muito porque para eles é um contexto muito próximo do dia a dia, eles têm muito mais habilidades com o mundo virtual do que nós adultos, então eles estão aproveitando e se divertindo também”, comemora.

Ainda, é possível a realização da prova de forma personalizada para cada aluno através de um banco de questões que podem ser distribuídas aleatoriamente, assim como em relação às alternativas de resposta.

“O que era para um aluno a primeira questão pode ser a última para o outro, o que era a letra ‘a’ para um aluno pode ser a ‘c’ para o outro, por exemplo, e assim sucessivamente. A gente tem condições de fazer uma prova diferente para cada aluno”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação

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