Fetaesc reivindica decisão do Governo de retirar tarifa de importação do leite

Estado – Em defesa das 45 mil famílias produtoras de leite de Santa Catarina e de produtores de leite de todo o país, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina, Fetaesc, reivindica a decisão do Governo Federal de retirar a tarifa antidumping sobre a importação de leite em pó, integral e desnatado da União Europeia e Nova Zelândia.

Em vigor desde 2001, a taxa tinha o objetivo de proteger os pequenos, médios e grandes produtores brasileiros, garantindo preços estáveis da produção interna e preservando empregos no país. Para trazer leite ao Brasil, a tarifa da União Europeia era de 14,8% e da Nova Zelândia de 3,8%.

Para o presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, a facilidade da entrada de leite da União Europeia no Brasil vai impactar diretamente no preço do leite brasileiro. “A decisão ameaça toda a cadeia produtiva, impacta as milhares de famílias agricultoras que sobrevivem com a produção do leite e traz prejuízos aos produtores e, em especial, à agricultura familiar brasileira”, defendeu Dresch.

A Federação Catarinense considera absurda e ressalta a preocupação com as últimas decisões tomadas pelos governos estadual e federal. Se já não bastassem os decretos do Estado que alteram os incentivos fiscais aos insumos agrícolas, o Governo Federal, após reduzir os descontos na tarifa de energia elétrica em propriedades rurais, ainda retira a tarifa aplicada na importação de leite europeu.

A Fetaesc lembra que durante as campanhas eleitorais, estadual e federal, as propostas eram de oportunizar as pessoas menos favorecidas, gerando emprego, renda e mais igualdade. No entanto, as primeiras medidas tomadas nas gestões não condizem com os discursos.

Pelo contrário, as decisões estão penalizando o setor produtivo, que contribui com o desenvolvimento econômico do país e de Santa Catarina. A agricultura familiar, por exemplo, é responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa da população brasileira todos os dias.

A decisão do Ministério da Economia de retirar a tarifa antidumping, por meio da Circular Nº 5, de 5 de fevereiro de 2019, foi publicada na última quarta-feira (6), no Diário Oficial da União (DOU).

Leite brasileiro

No Brasil, o leite é uma das principais atividades da agricultura familiar. A cultura gera renda e empregos no meio rural. Segundo dados preliminares do Censo Agropecuário de 2017/IBGE, existem no Brasil 1.171.190 estabelecimentos agropecuários produtores de leite, sendo que a maioria é da agricultura familiar. No Sul do país são 287.979 estabelecimentos produtores de leite e, em Santa Catarina, somam 71.054.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.