Home Notícias Região Fim de semana será de frio intenso em todas as regiões do Estado, aponta Epagri/Ciram

Fim de semana será de frio intenso em todas as regiões do Estado, aponta Epagri/Ciram

0
Fim de semana será de frio intenso em todas as regiões do Estado, aponta Epagri/Ciram

Estado – A Epagri/Ciram divulgou nesta sexta-feira (30) a previsão do tempo voltada para as ações da Defesa Civil de Santa Catarina. De acordo com o órgão oficial que monitora as condições climáticas no Estado, haverá um declínio acentuado na temperatura nas próximas horas. A entrada de uma massa de ar polar na madrugada deste sábado (01) deverá derrubar as temperaturas até a próxima segunda-feira (03) em todas as regiões.

Confira:

Previsão: Declínio acentuado de temperatura durante o sábado (01/07), com mínima à noite. Nas madrugadas de domingo e segunda-feira (02 e 03/07) mínima prevista de – 5° a 5°C com condições para formação de geada.

Domingo e segunda (02 e 03)

Tempo seco com sol em SC, nevoeiros ao amanhecer. No fim da segunda-feira as nuvens aumentam com chuviscos na Grande Florianópolis e norte do Estado.

Temperatura baixa no período noturno e amanhecer com temperatura mínima de – 5°C a 5°C e condições de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, Alto Vale do Itajaí e região serrana de Florianópolis.

Vento: sudeste a leste, variando para nordeste do Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado.

Terça-feira (04)

Tempo com sol e poucas nuvens no Oeste e Sul de SC. Nas demais regiões, nebulosidade variável com chuviscos na madrugada, manhã e noite.

Temperatura: permanece baixa na madrugada, com formação de geada na serra. Durante o dia, temperatura em elevação.

Vento: leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

A tendência entre os dias 5 e 15 de julho é de sol para a maior parte dos dias da primeira quinzena de julho, devido à atuação de massas de ar seco. Passagem de duas frentes frias, em torno do dia 07 e 12, provocando aumento de nuvens e chuva pouco significativa em SC. Temperatura baixa na madrugada, especialmente no início do período, e em elevação no decorrer dos dias. Outra massa de ar frio deve chegar ao Sul do Brasil, nos dias 12 e 13.

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.