Gemellaggio: Comitiva italiana é recepcionada em Zortéa

Zortéa – Na tarde desta quarta-feira (09), ocorreu a recepção a uma comitiva italiana que está no Brasil visitando cidades com descendentes e relações com a Itália. Os italianos também retornam ao Brasil em memória dos entes desaparecidos em um desastre aéreo há dez anos, quando retornavam de uma viagem ao Brasil.

A comitiva vinda da região Trentina, norte do país, é integrada pelos seguintes pessoas:
Daniele Gubert ‐ Consigliere della Comunita di Primiero, Assessore di Imer e del Parco Naturale, Presidente di GreenWay Primiero; Gianni Bellotto – Sindaco di Imer; Renato Loss – Vice Sindaco di Canal San Bovo; Alessio Fontana – Consigliere della Pro Loco di Ronco (Canal San Bovo); Mariagrazia Dalfollo – moglie di Gianni Lenzi; Rino Zortea – fratello di Luigi Zortea; Alessandro Ventimiglia – Accompagnatore e intérprete.

A recepção aconteceu no gabinete do prefeito Alcides Mantovani onde foram feitas trocas de mimos e destacado o objetivo da visita. Os italianos vieram refirmar o Gemellaggio, um acordo firmado em 2010, entre cidades de nações diferentes, que facilita o acesso a informações, troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação econômica e cultural. Em português Gemellaggio significa “Cidades-Irmãs”.

Além de Zortéa, a comitiva que chegou ao Brasil no último sábado (05), ficará um período de 15 dias fazendo intercâmbio e troca de experiências. Em Curitiba-PR os italianos participaram de um encontro de descendentes da Família Bellotto já que que um dos membros da comitiva é o senhor Gianni Bellotto, prefeito da Comune de Imèr e descendente dos Bellotto’s.

Na ocasião o prefeito Mantovani comemorou a vinda dos italianos que trazem daquele país as raízes das famílias de Zortéa ondem residem muitos descendentes. A intenção é estreitar os laços com a região de Zortéa na Itália que é uma cidade irmã. Questionado sobre a sequência do Gemellaggio, Mantovani garantiu que irá empenhar esforços para que o projeto iniciado na administração anterior possa efetivamente sair do papel e beneficiar as cidades irmãs.

Já os italianos contaram um pouco sobre este resgate cultural que estão desenvolvendo, e principalmente, agradeceram a recepção que tiveram em Zortéa. Com a ajuda do intérprete, Alessandro Ventimiglia , o vice-prefeito de Sindaco di Canal San Bovo, Renato Loss, falou em nome dos visitantes.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.