Grêmio será um dos cabeças-de-chave no sorteio da Libertadores

Conmebol divulgou o ranking atualizado da competição

Após a divulgação do ranking atualizado da Libertadores, o Grêmio, que chegou à competição por ser campeão da Copa do Brasil, será cabeça-de-chave no torneio sul-americano. Por conta da pontuação, o Tricolor já estava entre os times que devem aparecer no pote 1, durante o sorteio da Copa, marcado para ocorrer nesta quarta-feira em Luque, no Paraguai.

Além do Tricolor, Atlético-MG e Santos também podem ficar no pote 1, com os melhores ranqueados. O Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores, muito provavelmente aparecerá em primeiro.

O Grêmio só poderá estar em um grupo com outra equipe brasileira caso essa venha de uma das fases classificatórias. Atlético Paranaense e Botafogo são os brasileiros que terão de passar por confrontos de mata-mata para se garantirem na fase de grupos. Os demais cabeças-de-chave devem ser: River Plate (ARG), Nacional (URU), Peñarol (URU) e San Lorenzo (ARG).

Em 2016, o Grêmio não levou muita sorte no sorteio. Ficou em um dos grupos mais complicados, ao lado de San Lorenzo (ARG), LDU (EQU) e Toluca (MEX). Mesmo assim, o Tricolor se classificou com folga, somando 11 pontos. Porém, foi eliminado já nas oitavas de final, quando perdeu para o Rosario Central, da Argentina. Como em 2017 a Libertadores terá entre as novidades a realização de duas fases classificatórias, o Grêmio deverá fazer sua estreia apenas no mês de março.

Datas
A Conmebol divulgou hoje as datas em que será disputada Libertadores. A competição começará em janeiro e vai se estender até 29 de novembro, quando ocorrerá a finalíssima. O torneio de 2017 será diferente justamente por isso, porque ocorrerá de maneira paralela ao Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

A chamada pré-Libertadores, em que as equipes irão se enfrentar no mata-mata composto por três fases, será realizada de 23 de janeiro até 23 de fevereiro. A fase de grupos começará em 7 de março e se estenderá até 25 de maio. A partir daí, a etapa eliminatória começa em 4 de julho e vai até 2 de novembro, com as duas partidas da final sendo realizadas em 22 e 29 do mesmo mês.

Ranking
1 Club Atlético Boca Juniors
2 Club Atlético River Plate
3 Club Atlético Nacional S. A.
4 Club Nacional de Football
5 Club Atlético Peñarol
6 São Paulo Futebol Clube
7 Cruzeiro Esporte Clube
8 Sport Club Corinthians Paulista
9 Clube Atlético Mineiro
10 Club Olimpia
11 Sport Club Internacional
12 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

(Com informações AUonline)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.