Home Plantão Herval d’ Oeste é incluído em projeto piloto de alerta via SMS da Defesa Civil

Herval d’ Oeste é incluído em projeto piloto de alerta via SMS da Defesa Civil

0
Herval d’ Oeste é incluído em projeto piloto de alerta via SMS da Defesa Civil

Herval d’ Oeste – O município de Herval d’ Oeste foi incluído no projeto piloto da secretaria de estado da Defesa Civil para receber alerta via SMS. Vinte municípios foram apontados num primeiro momento na escolha feita pelo secretário de estado da Defesa Civil com o auxílio dos coordenadores regionais, diretoria de prevenção e equipe técnica de monitoramento e alerta da secretaria.

Em cada regional da defesa civil foi escolhido um município piloto. Os testes com alertas via SMS começam em fevereiro de 2017. Ainda é estudado qual número será usado para enviar os alertas.

Herval d’ Oeste, que pertence à regional de Joaçaba, terá abrangência sobre uma população de 22.324 moradores. Eles receberão pelo celular alertas de chuva intensa, vendaval, granizo e alagamentos.

De acordo com o coordenador regional de Defesa Civil, Adair Flamia, após a construção do centro regional de Defesa Civil em Joaçaba a intenção é ampliar o serviço para todos os municípios da regional.

Ele explica que não somente os moradores receberão o alerta. O serviço será disponibilizado pelas torres de transmissão de celular e, independentemente de morador ou não, a pessoa que estiver próxima do local de alerta receberá a mensagem.

Flamia destaca que o sistema adotado é idêntico ao que é utilizado nos Estados Unidos e que, segundo ele, possui muita eficácia junto à população. Ele salienta que Santa Catarina vem se tornando um estado com constantes eventos climáticos.

O objetivo desse projeto é ampliar as plataformas de emissão de alertas de eventos climáticos. Hoje a secretaria de Estado da Defesa Civil comunica por meio do site oficial, redes sociais (Twitter, Instagram e Facebook), coordenadores regionais e municipais e grupos de imprensa.

Para selecionar os municípios, a equipe levou em consideração alguns critérios apontados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Sendo que o número total da população dos 20 municípios deveria fechar em 500 mil habitantes; também foi considerado os municípios com pouca ou nenhuma estrutura de defesa civil e a tipologia de eventos climáticos.

O projeto terá três etapas. A primeira ocorre durante quatro meses com os 20 municípios catarinenses. Depois, o teste é ampliado para todo o Estado e o Brasil. Nessa fase as pessoas irão cadastrar o CEP para receber os alertas. Na terceira etapa, o alerta é emitido por georeferenciamento a partir das antenas de celulares. O cidadão receberá o alerta dentro da área de abrangência de telefonia móvel.