Home Notícias Política Horta incentiva produção agroecológica em escola ambiental de Piratuba

Horta incentiva produção agroecológica em escola ambiental de Piratuba

0
Horta incentiva produção agroecológica em escola ambiental de Piratuba

Piratuba – Dezenas de canteiros e tons infindáveis de verde que se multiplicam em cada plantinha. Ao primeiro olhar o espaço dedicado à produção de verduras e legumes, se parece com uma horta comum.

Mas basta um rápido passeio visual pelos canteiros, para que os segredos do cultivo sejam desvendados. A começar pela cobertura de solo, que é feita com flocos de grama que saem da jardinagem, uma técnica que garante manejo sustentável e evita erosão.

A horta fica na Escola Socioambiental, localizada na comunidade de Arroio Bonito, interior de Piratuba. O espaço que é usado como oficina para atividades externas da unidade dedicada a educação ambiental.

Nas aulas ao ar livre, a garotada aprende na prática o que é preciso para cultivar plantas viçosas, livres de agrotóxicos. Uma estufa que fica ao lado da hortam garante mudas sadias, protegidas naturalmente de doenças e pragas.

A professora Rosinha Dutra, responsável pelas atividades externas, explica que a produção tem destino certo: “O que é colhido aqui, garante o consumo da escola e ainda abastece as escolas da Rede Municipal. O que sobra a criançada leva pra casa como incentivo às boas práticas agroecológicas”, afirma a professora.

Nesta época do ano, a horta apresenta-se ainda mais bela, com canteiros repletos de hortaliças como alface, couve, repolho, rabanete, cenoura, chicória, ervilha, brócolis, e até mesmo fava, entre tantas outras verduras que agradam ao paladar.

O projeto tem chamado atenção da comunidade, e nesta semana atraiu os olhares do secretário de Agricultura, Leandro Borges da Silva, que fez questão de ir à escola para ver tudo de perto. O profissional que passou a infância na roça e estudou em escola agrícola, se impressionou com o verde das plantas, cultivadas com o carinho de pequenas mãos que afagam a terra e dela fazem brotar alimentos saudáveis! (Ernoy Mattiello/ASCOM)