Inaugurado o CAPS microrregional em Ouro; atendimentos iniciam no dia 1º de março

Ouro – Foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (21) o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Ouro. O CAPS está localizado na rua Papa João XXIII, bairro Parque e Jardim Ouro e terá caráter microrregional, atendendo além do município sede, também as cidades de Lacerdópolis, Jaborá e Zortéa.

De acordo com a secretária de Saúde de Ouro, Inês Nora, o CAPS, diferentemente do que muitos pensam, tem foco também em outras situações. “Muitas vezes as pessoas pensam se tratar somente de atendimentos relacionados a álcool e drogas, mas não, atende também casos de depressão, esquizofrenia, retardo mental, entre outros”, explica.

Inês ressalta que trata-se de um CAPS Tipo 1, ou seja, prestará atendimento com vários profissionais, incluindo da área de psiquiatra, equipe de enfermagem e multidisciplinar, bem como atendimento terapêutico.

“É muito importante para toda a nossa população porque elas necessitam, muitas vezes de atendimento, e depois não tem o suporte para continuar o tratamento”, completa.

A secretária ressalta que é aguardado o repasse de recursos do governo federal. Inês reitera que a será feita através das secretarias de Saúde dos municípios envolvidos no CAPS, onde caso o paciente não consiga se restabelecer sozinho, será encaminhado ao CAPS.

Os atendimentos iniciam a partir do dia 1º de março. Antes da inauguração desse novo espaço para tratamento, os pacientes eram encaminhados para clínica em Ibicaré. Nesta quarta-feira também foi realizada uma reunião de trabalho entre os representantes dos municípios e os profissionais que atenderão no local.

O CAPS atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo dependentes químicos de álcool e outras drogas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.