Inovação e governança são debatidos em evento sobre compras públicas

Inovação e governança são debatidos em evento sobre compras públicas rezar pela transparência, investindo em ações que gerem o melhor destino ao dinheiro público. Este foi o recado deixado pelo Secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, em sua participação no Effecti Experience. O evento, focado em discutir o cenário atual e a gestão em compras públicas, ocorreu nesta quinta e sexta-feira no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, e contou com a apresentação de casos de sucesso em gestão em compras de vários segmentos nas esferas estadual e federal.

Em sua participação no quadro “Talk Show”, uma espécie de entrevista ao vivo, o secretário Tasca atentou para as reestruturações, realizadas neste ano na Secretaria de Administração de Santa Catarina, que proporcionou mais transparência das compras do Estado, focando em ações que prezam pela melhoria do gasto público e resultados efetivos em melhorias de gestão.

Tasca ainda destacou as ações da Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos (DGLC/SEA) na área de planejamento em compras públicas. “Dentre os projetos desenvolvidos, posso citar o Plano Anual de Compras, que terá um impacto positivo sobre a gestão da máquina pública, pois investir bem o dinheiro não é gastar menos, mas sim gastar com melhor qualidade”, afirmou. O Plano Anual de Compras permitirá que o governo planeje suas aquisições,  que aperfeiçoe o processo licitatório e permita mais planejamento e participação de possíveis fornecedores. Segundo o secretário, a intenção é publicar o documento ainda este ano.

Dentre os temas abordados na conversa, foi destacado também o programa DGLC Capacita. A gerente de Inovação e Governança em Compras Públicas da SEA, Carla Giani, presente no evento, afirma que a iniciativa já apresenta resultados positivos “O programa vem ao encontro das necessidades de capacitações dos compradores públicos. Já capacitamos os fiscais de contratos das secretarias finalísticas e temos planejadas outras oficinas com temas que foram demandas destes órgãos”.

O secretário encerrou a participação no evento falando sobre a Rede de Compradores SC, uma iniciativa da SEA, que visa a integração dos compradores públicos do Estado. “Acreditamos firmemente no trabalho em rede e juntos atingiremos nossa meta que é tornar Santa Catarina uma verdadeira referência em compras públicas no País”, completou.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.