Integração da comunidade haitiana debatida em Campos Novos

Campos Novos – Foi realizado na última quinta-feira (3) o evento “Abrindo Fronteiras, Abrindo Negócios”, promovido pela Sala do Empreendedor com o intuito de abordar temas relacionados com a integração e adaptação da comunidade haitiana no Brasil, tais como: relações de trabalho e emprego, formalização, saúde e bem-estar e adaptações com a língua portuguesa.

O seminário proporcionou uma troca de experiências entre os participantes, que puderam fazer seus questionamentos e sanar suas dúvidas. A ideia surgiu dentro do planejamento dos Agentes de Desenvolvimento-AD’s de Campos Novos.

“Identificamos uma sensibilização sobre a formalização dos estrangeiros dentro do Município. A integração dos Haitianos no Município deve ser uma realidade consolidada, uma vez que temos mais de 500 Haitianos estabelecidos em nossa cidade. Por isso a importância de termos esse olhar e os instruir de forma correta, orientar sobre as dificuldades do mercado de trabalho entre outras questões para que eles consigam se adaptar com a nossa cultura”, reforçou o AD Vinícius Serena.

Para o presidente da Associação dos Haitianos, Abner, o evento foi muito especial. “Queremos agradecer ao convite. Nós estamos nos sentindo bem, enfrentamos dificuldades, mas estamos correndo atrás. Sentimos que os Brasileiros gostam de nós. Esse evento foi bem importante para conhecermos sobre as Leis do Brasil, agradecemos a todos”, pontuou.

Conforme explicou a AD Viviane Junho, a Sala do Empreendedor realiza diversas ações e eventos, com o intuito de auxiliar os micro e pequenos empreendedores de Campos Novos.

“Nós tivemos no ano de 2019 diversas consultorias individuais, oficinas de capacitação para MEI, e empresas, isso tudo de forma gratuita. Ainda para o final do ano queremos fazer a feira do MEI, são ideias bem diferentes e inovadoras que vêm com o intuito de auxiliar e promover o desenvolvimento no nosso Município. Para acompanhar nosso trabalho basta acessar as nossas redes sociais ‘Sala do Empreendedor Campos Novos’ e ficar por dentro das nossas ações”, enfatizou.  (Informações Débora Fagundes/Ascom PMCN)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.