Jaguatirica é encontrada morta na rodovia que liga Zortéa a Campos Novos – fotos

Zortéa – Uma jaguatirica foi encontrada morta na SC-467 que liga o município de Zortéa a Campos Novos. Foi na manhã desta terça-feira, 22.

“Foi por volta das 7h30 da manhã. A princípio não tinha marca de ferimentos graves, mas acredito que um carro deve ter pegado. Estou registrando por que a cada dia mais está aparecendo animais mortos nas estradas, sem falar em cachorro, que já perdi as contas de quantos eu encontro mortos na estrada. Mostrar para o pessoal ficar mais alerta nas estradas”, comentou o leitor Otávio Corrêa em mensagem enviada ao site Éder Luiz.

Sobre a espécie do felino, a bióloga Claudia Fontana afirma que a Jaguatirica é uma das espécies mais ameaçadas de extinção na fauna brasileira.

“Trata-se de gato do mato ou Jaguatirica, espécie extremamente ameaçada de extinção. Existem duas espécies, o Felis Tigrinus, que é pequeno e o Leopardus Tigrinus, maior. Pela imagem parece ser um animal adulto”, avaliou.

Ainda segundo a bióloga, seria interessante que espécies encontradas neste estado fossem levadas para serem estudadas no curso de Ciências Biológicas da Unoesc, os professores poderão diagnosticar a idade, condições de saúde, entre outras informações vitais para a conservação da espécie. Claudia também comenta que nestes locais onde aparecem estas espécies, seria interessante uma intervenção para que se criasse um corredor ecológico para fauna de grande porte, redução de limite de velocidade e colocação de placa indicativa de passagem de fauna.

Embora o registro seja triste, pela morte do animal, é também, de certa forma, um alento saber que a espécie ainda vive na região e que ais exemplares podem ser encontrados com saúde.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.