Julgamento de recurso de Lula no STJ, nesta terça, será transmitido pelo YouTube

Former Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva gestures during a news conference after being convicted on corruption charges, in Sao Paulo, Brazil July 13, 2017. REUTERS/Nacho Doce

Preso há mais de um ano em Curitiba, Lula poderá ser colocado em liberdade nos próximos dias caso o Superior Tribunal de Justiça (STJ) dê parecer favorável a um recurso da defesa do ex-presidente que foi colocado na pauta para julgamento da Quinta Turma da Corte. De acordo com o jornal O Globo, a análise do recurso deverá ser feita nesta terça-feira (23) a partir das 14h.

Lula foi condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. De acordo com os desembargadores que o condenaram, o ex-presidente teria recebido propina da empreiteira OAS na forma de uma reforma em um apartamento triplex no Guarujá que não era seu.

Em 2018, a defesa de Lula entrou com um recurso no STJ pedindo a liberdade do ex-presidente, que foi preso mesmo antes do trânsito em julgado, e o relator, o ministro Felix Fischer, negou. Os advogados do petista, então, recorreram por meio de um agravo regimental. É esse novo pedido de liberdade que será analisado desta vez.

A Quinta Turma do STJ é composta, além de Fischer, pelos ministros Jorge Mussi, Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik.

O julgamento do recurso será transmitido ao vivo pelo canal do tribunal no YouTube.

A sessão está prevista para iniciar a partir das 14h. O STJ só faz esse tipo de transmissão pela internet em casos excepcionais, como no julgamento de um habeas corpus do próprio Lula no ano passado.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.