Home Notícias Região Justiça liberta homem que atirou contra policiais na delegacia de Joaçaba

Justiça liberta homem que atirou contra policiais na delegacia de Joaçaba

0
Justiça liberta homem que atirou contra policiais na delegacia de Joaçaba
Tiroteio ocorreu no dia 6 de dezembro (Foto: Rádio Catarinense)

Joaçaba – Foi colocado em liberdade nesta sexta-feira (10) o homem acusado de efetuar disparos de arma de fogo no pátio da delegacia de polícia de Joaçaba. A decisão do juiz Marcio Umberto Bragaglia ocorreu durante audiência de instrução e julgamento. Foram ouvidas as vítimas, André Rodrigues, Daniel Régis e Manoel Alberto da Silva, além de testemunhas de acusação e ao final o próprio réu.

No despacho o magistrado acatou manifestação do promotor Protasio Campos Neto de que os indícios demonstram que o réu não apresenta risco ao andamento do processo estando em liberdade. A defesa do réu argumentou que ele possui bons antecedentes, trabalho lícito e residência fixa. O juiz da Vara Criminal também não impediu a possibilidade de relacionamento familiar.

“[…] verifico que a ordem pública bastante abalada em concreto já está pacificada, conforme o contundente relato ministerial, e que não há risco à instrução processual ou eventual aplicação da lei penal […]”, apontou Bragaglia.

Desta forma, o magistrado revogou a prisão preventiva e aplicou as medidas cautelares de comprovação periódica nos autos de que o acusado permanece em tratamento psiquiátrico/psicológico ou recebe a respectiva alta e o comparecimento a todos os atos do processo quando intimado, bem como proibição de ausentar-se das comarcas em que reside ou trabalha, sem prévia autorização do juízo. Nova audiência de instrução e julgamento está marcada para a próxima quarta-feira, dia 15.

O réu foi ferido por arma de fogo após invadir armado a delegacia regional de polícia de Joaçaba. O fato ocorreu na tarde do dia 6 de dezembro do ano passado na rua Tiradentes, centro da cidade.

O homem, aparentemente transtornado, teria abordado dois policiais que chegavam à delegacia efetuando disparos com uma pistola. Os policiais solicitaram que o homem entregasse a arma, porém, teria voltado a realizar novos disparos, desta vez em direção ao delegado regional Daniel Régis, que havia chegado ao local após ouvir os disparos. De trás de uma pilastra, atirou contra o homem atingindo a sua perna.

O réu não acertou ninguém. Bombeiros e SAMU foram acionados, mas os policiais dispensaram atendimento e solicitaram a presença no local de um médico do IGP.

A Polícia Militar também foi chamada e deslocou o Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), mas a situação já estava controlada. O fato assustou moradores que ouviram os estampidos.

O atirador é marido de uma policial lotada na delegacia regional. A delegacia foi fechada e o atendimento foi suspenso com alguns servidores dispensados. Ele utilizou a pistola funcional da mulher policial.

A motivação para conduta seria passional, já que está em processo de separação. O homem foi autuado por tentativa de homicídio qualificado e porte de arma de fogo de uso restrito.