Lacerdópolis comemora hoje 56 anos de emancipação político-administrativa

Lacerdópolis – Lacerdópolis comemora nesta segunda-feira (11), 56 anos de emancipação político-administrativa. Uma programação gratuita foi desenvolvida neste domingo pela administração municipal e reuniu um expressivo número de participantes. O município foi fundado em 11 de novembro de 1963. Fica no Meio Oeste de Santa Catarina, próximo de Ouro, Capinzal, Erval Velho, Joaçaba e Herval d’Oeste.

Segundo estimativa do IBGE, de 2019, a população é de 2.246 habitantes, espalhados numa área de 68.89 km². Sua economia é voltada para a criação de aves e suínos. Conserva a tradição de seus colonizadores italianos.

História

Terras férteis e tudo por fazer. Foram estas duas coisas que atraíram e que esperaram os colonos que chegaram à região de Lacerdópolis, no começo deste século. Tudo começou com a construção da estrada de ferro ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul. A Empresa que fez o trecho naquela região, Mosele & Eberle, criou dois núcleos regionais com a intenção de atrair colonos gaúchos, a maioria filhos de imigrantes italianos.

As colônias levaram o nome de Núcleo Colonial do Rio Capinzal e Núcleo Colonial de Barra Fria. Vieram para a região trabalhadores das cidades gaúchas de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, e o povoado criado deu origem a Lacerdópolis. As famílias eram numerosas e, com o tempo, foram sendo criadas pequenas casas comerciais, moinhos coloniais e cantinas de vinho, que abasteciam o pequeno mercado local.

As famílias foram crescendo e logo estava formada a Vila de Barra Fria, anexada ao município de Capinzal em 1961, quando passou à categoria de distrito. Nesta mesma virada, Barra Fria mudou de nome e virou Lacerdópolis. Com este nome, a Comunidade homenageou o Governador Jorge Lacerda, morto num acidente aéreo em Curitiba.

Tanto em território como em tamanho, Lacerdópolis é um dos menores municípios de Santa Catarina. Mais da metade da população vive no campo. A cidade fica à beira do Rio do Peixe e a principal estrada é a SC-150, que liga Lacerdópolis à Joaçaba (norte) e Capinzal (sul).

Lacerdópolis já teve a maior concentração de suínos de Santa Catarina. Hoje ainda produz bastante.

Gentílico: lacerdopolitano

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Lacerdópolis, pela lei municipal nº 243, de 04-03-1957, subordinado ao município de Capinzal.

Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o distrito de Lacerdópolis figura no município de Capinzal.

Pela lei estadual nº 870, de 23-01-1963, transfere o distrito de Lacerdópolis para o município de Ouro.

Elevado à categoria de município com a denominação de Lacerdópolis, pela lei estadual nº 932, de 11-11-1963, desmembrado de Ouro. Sede no antigo distrito de Lacerdópolis. Constituído do distrito sede.

Instalado em 03-02-1964.

Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Transferência distrital

Pela lei estadual nº 870, de 23-01-1963, transfere o distrito de Lacerdópolis do município de Capinzal para o de Ouro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.