Fauna: Lebres nascem em sítio no interior de Capinzal

Capinzal – Três filhotes de Lebre nasceram em um sítio no interior de Capinzal. A moradora informa que os filhotes foram localizados na manhã desta quarta-feira (11) enquanto era feita uma roçada juntamente com o marido.

“Nós achamos três hoje, mas a gente vê isso sempre”, comenta. Após a localização os animais silvestres foram soltos, não sem antes um registro fotográfico.

“Soltamos porque provavelmente a mãe esteja por perto”, estima. Os filhotes de Lebre estavam no piquete dos cavalos. A moradora conta que esta não é a primeira vez que filhotes são vistos na propriedade. “A outra vez pegamos cinco”, completa.

O nome da moradora e a localidade foram preservados pela reportagem para evitar a ação predatória de caçadores.

A Lebre

Segundo a Wikipédia, lebre é a designação vulgar de várias espécies de mamíferos da família Leporidae, pertencentes a um dos seguintes gêneros: Lepus, Caprolagus ou Pronolagus. Podendo-se locomover com grande velocidade, certas espécies de lebres podem atingir até 55 km/h.

O macho denomina-se lebrão ou lebracho, a fêmea lebre e os filhotes láparos. A lebre, geralmente, é um animal muito tímido, podendo viver em pares ou solitariamente. “Lebre” veio do termo latino lepore.

1 Comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.