Luto: Lucia Stefanovich, primeira delegada do Brasil, inaugurou delegacia de Ipira

Estado – Foi sepultado por volta das 18h desta terça-feira (07) no cemitério Jardim da Paz o corpo de Lucia Stefanovich. Ela foi a primeira mulher a exercer o cargo de delegada no Brasil, em 1972, e também a primeira assumir o comando de uma secretaria de Segurança Pública no país, quando trabalhou na função com o Governador Paulo Afonso Vieira, em Santa Catarina, entre os anos de 1995 e 1999.

Lucia Stefanovich inaugurou a delegacia de polícia de Ipira no dia 13 de setembro de 1996, quando era secretária de Estado da Segurança Pública, na gestão do então prefeito Vilmar Comassetto. O feito foi lembrado pelo atual responsável pela DPMu, Edson Henn da Silva.

Ela morreu na madrugada desta terça (7), em Florianópolis. No ano passado, Lúcia sofreu um AVC e chegou a ser internada na UTI do Hospital baia Sul. O Governo de Santa Catarina declarou luto em todo o Estado pela morte de Lúcia Maria.

“Foram 45 anos de dedicação e amor à Polícia Civil. Em todo esse tempo, ela só se ausentou da polícia em três licenças médicas, para ganhar os três primeiros, de quatro filhos. Foi uma heroína para Santa Catarina”, disse o filho Nicolas, lembrando que, até adoecer, continuava ativa na 5ª Delegacia de Polícia da Capital, onde era titular.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.