Mais de 2.700 estudantes disputam os Jesc em Curitibanos com apoio da Defesa Civil

O município de Curitibanos sediará, entre os dias 3 e 10 de agosto, os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), para estudantes de 12 a 14 anos, que há quase 40 anos revela talentos para o esporte catarinense. Darlan Romani, de Concórdia, recordista brasileiro e sul-americano do arremesso de peso, e Ana Maria, de Nova Trento, destaque do voleibol brasileiro da atualidade, são apenas dois exemplos de inúmeros atletas revelados pelo evento.

A 37ª edição contemplará 2.786 estudantes de 290 escolas disputando as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, tênis de mesa e xadrez (entre os dias 3 e 4), além de basquetebol, futsal, handebol e voleibol (entre os dias 6 e 10). A cerimônia de Abertura terá como palco o ginásio Onofre Santo Agostini, o Onofrão, no dia 6 de agosto.

111 mil estudantes atendidos
Considerando todas as suas fases classificatórias, 111.284 estudantes de 1.281 escolas oriundas de 276 municípios foram inscritos em alguma etapa dos Jesc. Ou seja, 93% das cidades catarinenses participaram em algum momento dos Jogos. Neste ano foram 12.731 professores envolvidos com o evento.

“A cada ano os Jesc crescem em qualidade e quantidade. Em 2018 foram 100.963 estudantes participantes em sua totalidade e este ano são 111.284, o que mostra que o Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, está trabalhando para melhorar cada vez mais o esporte escolar”, destaca o presidente da Fesporte, Rui Godinho.

Alerta de frio
Em apoio a Fesporte, a Defesa Civil de Santa Catarina vai disponibilizar as instalações do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) do município para os Jesc. O local será a base para a organização dos jogos.

“Esta é mais uma ação que mostra a integração da Defesa Civil com as estruturas de Governo”, destacou o Chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, o monitoramento meteorológico do órgão também está preparando informativos sobre as condições do tempo em apoio a organização e atletas.

A partir da manhã de sexta-feira, 02, quando as delegações chegam à cidade, está prevista a aproximação de uma massa de ar polar em Curitibanos. Os dados apontam céu parcialmente nublado a encoberto, com chuva a partir do final da manhã e queda acentuada da temperatura ao longo do dia. Durante a noite são esperadas temperaturas próximas a 0ºC.

Desta forma, a Defesa Civil de Santa Catarina, em parceria com a Fesporte alerta os pais e responsáveis dos alunos atletas em relação ao frio intenso que será registrado nos próximos dias.

Locais das provas
Por motivos de logísticas algumas modalidades esportivas dos Jesc serão disputadas em outros locais, fora da sede da etapa estadual, Curitibanos.

NATAÇÃO: será realizada de 23 a 25 de agosto, paralela a programação da Olesc no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça.

JUDÔ: será realizado entre os dias 17 a 21 de setembro, juntamente com as disputas dos Jesc  15 a 17 anos, na Olesc em Videira.

LUTA OLÍMPICA: será realizada dia 28 de setembro, juntamente com as disputas dos Jesc 15 a 17 anos, em Blumenau.

A ginástica rítmica foi realizada no período de 5 a 7 de julho em Brusque. Os Jesc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras. Em Curitibanos o evento tem a parceria com a prefeitura local.

Programação
Dia 1º de agosto – Chegada da coordenação da Fesporte
Dia 2 de agosto – Chegada dos coordenadores das modalidades, arbitragem e delegações das escolas.
Dias 3 e 4 de agosto – competições de atletismo, badminton, ciclismo, tênis de mesa e xadrez.
Dia 5 de agosto – Chegada das delegações das modalidades coletivas.
Dia 6 de agosto – Início das competições modalidades coletivas: basquetebol, futsal, handebol e voleibol e às 19h30 cerimônia de abertura no ginásio Onofre Santo Agostini, o Onofrão ( Avenida Frei Rogério, nº 466 – Centro)
De 7 a 10 de agosto – Continuidade das competições das modalidades coletivas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.