Mais de 700 pessoas participam em Capinzal da consulta popular sobre a separação do Sul

Capinzal – Mais de 700 pessoas participaram no sábado (07) do plebiscito informal do movimento separatista “O Sul é meu país” em Capinzal. A consulta popular iniciou às 9h e encerrou às 17h.

O objetivo do movimento foi consultar moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná sobre a possibilidade de se separar do resto do Brasil. Para a votação, chamada de Plebisul, foram espalhadas urnas em locais públicos de cerca de 900 cidades dos três estados. Os participantes responderam sim ou não à pergunta: “Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?”.

Quatro urnas foram disponibilizadas no município: uma no Calçadão da XV de Novembro, outra no Bairro São Cristóvão, uma na Vila Sete de Julho e outra no Loteamento Parizotto.
A coordenadora geral do movimento é a gaúcha Anidria Rocha, que mora em São Jerônimo, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com o presidente da comissão capinzalense do plebiscito “O Sul é Meu País”, Jocelito Xavier Alves, foram computados 733 votos, sendo 720 a favor da separação e 13 contrários. Ele explica que também foram coletadas 653 assinaturas no PIB (Projeto de Lei de Iniciativa Popular).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.