Home Notícias Geral Mel de Santa Catarina é classificado como um dos melhores do mundo

Mel de Santa Catarina é classificado como um dos melhores do mundo

0
Mel de Santa Catarina é classificado como um dos melhores do mundo

Santa Catarina é o maior produtor de mel por quilômetro quadrado do país e o maior exportador do produto, além de ser considerado como um dos melhores do mundo. Essas conclusões fazem parte de um estudo completo sobre a produção de mel em todos os municípios do Estado com objetivo da melhoria tecnológica e adequação da produção apícola para certificação orgânica. O projeto, que levou dois anos para ser concluído, foi desenvolvido pela Faasc (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina) com apoio da Fundação do Banco do Brasil e do Sebrae. Santa Catarina é o primeiro Estado brasileiro a concluir o estudo.

O presidente da Faasc, Nésio Fernandes de Medeiros, enfatiza que com essa pesquisa, Santa Catarina tem uma informação precisa do que representa a sua apicultura. “O estudo mostra quem somos, quanto produzimos e para onde pretendemos ir”, diz. Conforme Nésio, antes deste levantamento existia uma estimativa que o Estado contava com 30 mil propriedades rurais com abelhas e agora há confirmação que não passam de 9.000 famílias dedicadas à apicultura.

O número de colmeias, que era estimado em 350 mil, é oficialmente de 293.482 instaladas, mantendo uma produção de 6.500 toneladas por ano em safras normais. “A qualidade não ficou para trás: metade do mel catarinense é exportada e 50% do total produzido tem certificação orgânica, mantendo Santa Catarina como um dos maiores produtores de mel do Brasil”, afirma.

Nésio lembra que, enquanto o Brasil produz em média cinco quilos de mel por quilômetro quadrado, em Santa Catarina esse índice é de 63 quilos por quilômetro quadrado. Antes da pesquisa a estimativa era de uma produção de 28 a 30 quilos por quilômetro quadrado.

Apenas seis municípios não têm apicultores

O levantamento da Faasc ouviu 6.146 apicultores catarinenses, dos quais 3.332 responderam um questionário completo e 2.814 um questionário mais simplificado. O completo contava com 16 perguntas que avaliaram o nível tecnológico do apicultor. Pelo estudo foi constatado que 85% dos apicultores catarinenses têm seis colmeias ou mais. Nésio Fernandes de Medeiros ressalta que estes dados de produção foram tomados utilizando 2014 como ano de referência, por ter sido um ano normal e com clima favorável para apicultura catarinense.

Foi confirmado por meio da pesquisa que os municípios de Bom Retiro, Içara, Urubici e Santa Terezinha são os quatro maiores produtores de mel e que somente seis cidades catarinenses não têm apicultores: Balneário Camboriú, Pinheiro Preto, Bombinhas, Capivari de Baixo, Navegantes e Faxinal dos Guedes. “Este levantamento servirá de base para que os órgãos de assistência técnica – Epagri, Senar, Sebrae, UFSC – possam programar o planejamento de trabalho com o produtor, além de refletir no modo como os municípios com maior representatividade apícola passarão a dar importância ao setor”, explica.

(Com informações Site Notícias do Dia)