Menina de Zortéa se recupera de cirurgia de 8h na coluna

Zortéa – A menina Brenda Carolina Lopes de Vargas, 11 anos, se recupera de uma complexa cirurgia realizada no Hospital da Unimed em Joinville, no norte do Estado. O procedimento ocorreu na última segunda-feira (09) e durou oito horas. De acordo com o pai, Sidnei Vargas, a filha já dá alguns passos. “A recuperação vai ser longa, mas o que importa é que ela está bem”, afirma.

Brenda mora em Zortéa. Ela apresentava um problema grave na coluna e corria o risco de perder os movimentos da cintura para baixo. Brenda possuia espondilolistese lombar, conhecida como síndrome da cauda equina.

Conforme Sidnei o problema teria sido de nascença. O diagnóstico ocorreu durante uma consulta feita em Porto Alegre/RS. Os exames confirmaram a presença da espondilolistese lombar.

A partir daí a família correu contra o relógio. Brenda já estava no grau 3, avançando para o 4, numa escala que vai até cinco. Ela cansava as pernas rapidamente e não conseguia ficar muito tempo em pé. Continuou indo à escola [Horizonte Núcleo I], que fica perto de casa, mas no educandário precisava usar cadeira de rodas, e no retorno, o transporte escolar deixava a jovem na porta de casa para evitar que fizesse esforço físico.

De acordo com o médico Everton Fiebig, que participou da cirurgia, a deformidade era extremamente difícil de resolver e havia alto risco de sequela pela doença. A cirurgia que seria, inicialmente, feita em Joaçaba, foi realizada em Joinville por opção do próprio médico, na unidade onde ele fez especialização. “A cirurgia foi difícil, mas a paciente segue se recuperando muito bem. Com frequência nos deparamos com casos desafiadores, mas é certo que um procedimento bem indicado, na estrutura certa com os profissionais de excelência, consegue-se chegar a um bom resultado e isso nos gratifica como médicos”, disse o médico.

A menina já teve alta, mas permanece na casa de amigos em Joinville devido à necessidade do acompanhamento médico.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.