Milhares de fiéis participam da romaria a Frei Bruno em Joaçaba

Joaçaba – Mais de 40 mil fiéis participaram neste domingo (25) da Romaria a Frei Bruno em Joaçaba. Os romeiros partiram às 8h da catedral Santa Terezinha, centro. O trânsito na via foi interrompido.

Os fiéis percorreram cerca de três quilômetros até o cemitério municipal onde o corpo de Frei Bruno está enterrado. Durante todo o percurso, policiais e ambulâncias estiveram à disposição dos romeiros. Estima-se que mais de 40 mil romeiros estiveram na edição deste ano do maior evento religioso de Joaçaba.

Processo de beatificação

Neste ano, a romaria foi especial porque marca o encerramento da fase diocesana para o processo de beatificação do Frei.

Durante cinco anos, a Diocese de Joaçaba reuniu documentos que serão enviados para Roma. Na cidade italiana, eles serão analisados por um tribunal, que vai estudar os milagres atribuídos a Frei Bruno.

Próxima fase

A Congregação para as Causas dos Santos, presidida pelo Cardeal Prefeito Angelo Amato, vai receber o processo da Causa de Frei Bruno. Um relator desta Congregação dará parecer positivo ou negativo sobre a causa. Esse parecer é submetido a votações de uma comissão teológica e, depois, dos bispos e cardeais membros da Congregação. Se eles decidirem pela continuidade da causa, enviam ao Papa o pedido para um decreto de reconhecimento das virtudes heroicas. Se o Papa aceita a solicitação, o candidato passa a ser chamado “venerável”.

Para ser beato, ou bem-aventurado, que significa representar um modelo de vida para a comunidade, será necessário o reconhecimento de um milagre realizado por intercessão do Servo de Deus. No caso de Frei Bruno já existem relatos de graças e eventuais curas que serão analisadas pelo Tribunal a partir da metade deste ano. Deve-se, portanto, incentivar o povo cristão a pedir um milagre pela intercessão de Frei Bruno.

Depois, ainda é preciso passar por mais uma fase: a canonização. Para ser proclamado santo é imprescindível a comprovação de outro milagre, que deve ocorrer após seu reconhecimento como beato.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.