Home Notícias Região Ministro Sergio Moro palestra no evento Momento Brasil, em Florianópolis

Ministro Sergio Moro palestra no evento Momento Brasil, em Florianópolis

0
Ministro Sergio Moro palestra no evento Momento Brasil, em Florianópolis

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, realizou palestra na manhã desta segunda-feira (30) no “Momento Brasil”, série de eventos promovidos pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), com personalidades do cenário político. A palestra foi no auditório do Tribunal de Justiça de SC (TJSC), em Florianópolis.

Moro falou sobre corrupção, segurança pública, crime organizado e criminalidade violenta e reforçou que conta com o apoio da sociedade para vencer esses desafios. Ele confirmou que na próxima quinta-feira (3) será lançada a campanha publicitária do pacote anti-crime.

Sobre criminalidade, Moro afirmou que a meta do governo é diminuir homicídio e feminicídio no País. “60 mil homicídios por ano não é um número normal e aceitável. Não podemos ter política de convivência pacífica com essas grandes organizações criminosas”, diz Moro.

Ministro aponta também que houve, neste ano, redução de 20% nos assassinatos. “Mérito principalmente dos governos estaduais, mas há influência das políticas em redução da criminalidade violenta. É possível avançar mais e é o que pretendemos fazer”, ressaltou.

Moro abordou ainda os mecanismos para diminuir a articulação do crime organizado, como a transferência de lideranças para prisões federais e criação de uma força para controlar a situação em presídios mais problemáticos. A integração das forças policiais será realizada.

Ele destacou ainda que um projeto piloto para área de fronteiras vai iniciar em Foz do Iguaçu, com força-tarefa permanente para reunir dados, inteligência e comando de operações. Vão fazer parte Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Polícias locais, Receita Federal e Forças Armadas.

Sobre a Lava Jato, disse que foi muito difícil. “Temos que reconhecer que temos uma tradição da impunidade e da grande corrupção. Com suas virtudes e seus eventuais erros, mudou esse padrão. Vejo o trabalho como ministro como uma continuidade do trabalho que era feito”.

Antes de Moro, já participaram do evento o presidente Jair Bolsonaro; o vice, Hamilton Mourão; o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia; e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. No dia 11, o convidado será o secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira.