Moradora encontra taturana-cachorrinho dentro de casa em Capinzal

Capinzal – Uma moradora da rua Francisco Helt em Capinzal teve uma surpresa ao encontrar dentro de casa no final da tarde desta sexta-feira (18) uma lagarta-cachorrinho. Rosani Spironello diz que ficou impressionada com a cor da lagarta, com um ponto avermelhado na cabeça. “Cheguei do trabalho e encontrei”, comenta.

Conforme especialistas, a lagarta-cachorrinho está presente em todo o Brasil. Ela se alimenta basicamente das folhas de árvores frutíferas, como abacateiros, ameixeiras e pessegueiros, e também de espécimes nativas nas matas.

Apesar de bonita, a lagarta-cachorrinho é venenosa. O veneno está contido na sedação (pelos). Ao tocá-la a pessoa sente dor local, ficando o ponto avermelhado e inchado. Rapidamente se espalha para outras partes do membro, podendo causar íngua.

A orientação para quem tiver contato com a espécie é lavar o local com água corrente e fazer compressa com água gelada. Caso ocorra dor de cabeça, febre, o que é raro, deve-se procurar auxílio médico para fazer o bloqueio com anestésico.

A lagarta-cachorrinho, assim como as demais, se transforma em mariposa. Seu nome científico é Podalia, da família das Megalopygidae.

Saiba mais: Conhecida também como taturana-gatinho (tata=fogo e rana=semelhante), o seu nome já indica, no mínimo, duas coisas: ela é uma lagarta urticante (que produz ardor, queima) e, peludinha, lembra esses dois animais domésticos. Aliás, todos os lepidópteros possuem o mesmo tipo de desenvolvimento, apenas com ligeiras variações de período.

Na forma adulta, costumam viver, em média, 15 dias. Apesar do período curto, costumam causar estragos onde passam, já que geralmente tem coloração intensa e variada, o que chama a atenção das crianças. Elas são, por isso, as principais vítimas de queimaduras desses insetos. As suas cerdas (com estrutura de ponta aguda e resistente) perfuram a pele humana, injetam veneno, e desencadeiam os acidentes dermatológicos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.