Home Notícias Política MP pede ao TCU cancelamento da compra de 20 milhões de doses da Covaxin

MP pede ao TCU cancelamento da compra de 20 milhões de doses da Covaxin

0
MP pede ao TCU cancelamento da compra de 20 milhões de doses da Covaxin
Foto: Bharat Biotech MD

Nesta sexta-feira (26), o Ministério Público apresentou um pedido para que o Tribunal de Contas da União (TCU) determine ao Ministério da Saúde a suspensão da aquisição de 20 milhões de doses da Covaxin, vacina desenvolvida na Índia pela farmacêutica Bharat Biotech.

Na representação,  o sub-procurador do órgão, Lucas Rocha Furtado,  solicita que a compra da Covaxin seja suspensa para “redirecionar a utilização dos recursos públicos para a aquisição de vacinas com eficácia comprovada, já existentes no mercado, a exemplo da vacina Pfizer”.

“A aquisição de vacinas ainda não testadas atrasa ainda mais a vacinação dos brasileiros e coloca em risco da vida de milhões, no momento em que enfrentamos a pior fase da doença, com o recorde de mortes diárias atingido recentemente”, disse o sub-procurador. “Cabe notar que, no momento, temos opções de vacinas! Em detrimento da aquisição de imunizantes que não possuem comprovações cientificas, o certo é aplicar os recursos públicos de forma eficiente e buscando a efetividade na proteção dos brasileiros”, afirma.

Ontem, o Ministério da Saúde anunciou, em nota divulgada na noite desta quinta-feira (25), que chegou a um acordo para a compra de 20 milhões de doses da Covaxin, vacina desenvolvida na Índia pela farmacêutica Bharat Biotech.