Home Notícias Segurança MST desocupa fazenda invadida desde o dia 6 de setembro em Zortéa

MST desocupa fazenda invadida desde o dia 6 de setembro em Zortéa

0
MST desocupa fazenda invadida desde o dia 6 de setembro em Zortéa

Zortéa – Famílias que integram o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desocuparam a Fazenda Volta Grande, localizada na comunidade de Volta Grande, interior de Zortéa.

A saída foi determinada pelo juiz da 1ª Vara Cível da comarca de Campos Novos, Juliano Serpa.

No Poder Judiciário da comarca de Campos Novos tramita uma ação de reintegração/manutenção de posse requerida pela Wagner Agroindustrial Ltda, proprietária da fazenda. O magistrado negou o pedido do MST de suspensão da ação sob argumento de que o imóvel seria utilizado para fins de reforma agrária, uma vez que na esfera da reintegração de posse a propriedade é irrelevante, bastando a posse que, conforme provado o processo, seria da Wagner Agroindustrial.

As famílias do MST estavam na Fazenda Volta Grande desde o dia 6 de setembro. Cerca de cinco meses antes eles haviam sido retirados numa ação de desocupação realizada pela Polícia Militar.

No último dia 18 um oficial de justiça acompanhado da comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar de Herval d’ Oeste, coronel Lucimar Savaris e outros policiais, se dirigiram até a fazenda para fazer a notificação dos líderes do MST e mediar uma desocupação voluntária do imóvel, conforme protocolo dos Direitos Humanos seguido pela Polícia Militar de Santa Catarina.

Já na tarde de ontem, o oficial de justiça retornou ao local e constatou que as famílias haviam desocupado a fazenda.