Município de Lacerdópolis comemora 53 anos nesta sexta-feira (11)

Lacerdópolis – O município de Lacerdópolis comemora 53 anos de emancipação político-administrativa nesta sexta-feira (11). Fundado em 11 de novembro de 1963, o município que pertence à microrregião do Meio-Oeste do estado se destaca pela qualidade de vida da população e pelos números positivos nos indicadores socioeconômicos.

Segundo estimativa do IBGE, de 2015, o município que conta com 2.246 habitantes espalhados numa área de 68,892 km² possui um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) alto, sendo 0,781 conforme levantamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de 2010.

O Produto Interno Bruto (PIB) de Lacerdópolis corresponde a R$ 47.167,311 segundo dados do IBGE de 2014. O PIB per capita é de R$ 21.000,58 também segundo o IBGE. O município faz limite territorial com Ouro, Joaçaba, Herval d’ Oeste, Erval Velho e Capinzal.

O feriado municipal que seria nesta sexta-feira foi transferido por decreto do prefeito Hilário Chiamolera para a próxima segunda-feira (14).

História

Até o início do século XX, a região era território tradicional dos índios caingangues. A ocupação não indígena do Vale do Rio do Peixe intensificou-se a partir da construção da estrada de ferro ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul, entre 1908 e 1910.

Margeando o Rio do Peixe, a firma Mosele & Eberle criou dois núcleos regionais com a finalidade de atrair imigrantes gaúchos, cujas colônias ganharam as denominações de Núcleo Colonial de Capinzal e Núcleo Colonial de Barra Fria.

As terras férteis da região e as perspectivas de progresso com o transporte ferroviário atraíram um grande número de imigrantes das colônias de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, dando início à criação de um núcleo onde situa-se, hoje, o município de Lacerdópolis.

No ano de 1955, Barra Fria pertencia ao município de Campos Novos. Através de acordo de lideranças dos municípios de Campos Novos e Capinzal, foi efetuada uma permuta de terras, de maneira que as terras do lado direito do Rio do Peixe passaram a pertencer a Campos Novos, enquanto que Barra Fria passou a pertencer a Capinzal.

Em 1961, a vila passou à categoria de distrito de Capinzal, recebendo a denominação de Lacerdópolis em homenagem ao governador do estado de Santa Catarina, Jorge Lacerda, que havia falecido em acidente aéreo na década da constituição do município.

Pela Lei Estadual 932, de 11 de novembro de 1963, emancipou-se, sendo instalado como município em 3 de fevereiro de 1964. Ermino José Scapini como foi nomeado o primeiro prefeito, assumindo o cargo entre 3 de fevereiro de 1964 e 31 de janeiro de 1966. O primeiro prefeito eleito foi Severino Slongo e o vice-prefeito, Lúcio Savaris, no período entre 1966 e 1970.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.