Home Destaques Municípios da região estão entre os que não registraram mortes nos últimos seis anos em SC

Municípios da região estão entre os que não registraram mortes nos últimos seis anos em SC

0
Municípios da região estão entre os que não registraram mortes nos últimos seis anos em SC

Estado – A edição deste sábado (21) do jornal Diário Catarinense traz uma reportagem que mostra as cidades catarinenses que não registraram homicídios nos últimos seis anos. Entre elas, estão nove da região Meio-Oeste: Alto Bela Vista, Ibiam, Ibicaré, Iomerê, Pinheiro Preto, Lacerdópolis, Ouro, Presidente Castello Branco e Zortéa.

O 26°Batalhão de Polícia Militar de Herval d’ Oeste possui em sua circunscrição cinco desses municípios: Ibicaré, Ibiam, Lacerdópolis, Ouro e Zortéa. Concentrados em maior número entre o Meio-Oeste e o Extremo-Oeste do Estado, esses municípios não aparecem nas estatísticas de mortes violentas da Secretaria de Segurança Pública desde 2012. O levantamento da reportagem compreende janeiro de 2012 a abril de 2018.

Na visão do ex-comandante-geral da PM no Estado e professor dos cursos na área de segurança da Unisul, coronel Nazareno Marcineiro, o convívio social mais próximo nas pequenas comunidades atua como um freio contra a violência. Especialista em polícia comunitária, Marcineiro defende a tese de que a aproximação dos moradores com a polícia e entre eles próprios reflete em maior compromisso com a proteção do próximo. Vizinhos que cuidam uns dos outros são um exemplo prático dessa aproximação.

— As grandes cidades têm maior número de homicídios por duas razões. O tamanho populacional leva a isso, mas também porque as pessoas têm laços sociais exageradamente frouxos — analisa.

O ex-comandante-geral ainda observa que bolsões de exclusão social são mais comuns nos grandes centros. Em áreas vulneráveis onde o poder público não oferece serviços essenciais e só se apresenta na forma de repressão, destaca Marcineiro, a cultura da violência ganha força e o Estado passa a ser visto como inimigo.