Home Notícias Política Na presença de Sergio Moro, governador lança programa de oficinas de trabalho em presídios

Na presença de Sergio Moro, governador lança programa de oficinas de trabalho em presídios

0
Na presença de Sergio Moro, governador lança programa de oficinas de trabalho em presídios

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, e o secretário de Justiça e Cidadania, Leandro Lima, lançam nesta sexta-feira, 7, um chamamento público voltado a empresas interessadas em oferecer oficinas de trabalho para detentos no Complexo Penitenciário de Chapecó. O anúncio será realizado na presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que vem à cidade conhecer o programa de reinserção laboral dos presos na unidade. A vice-governadora Daniela Reinehr também acompanha o evento.

Atualmente, 862 detentos trabalham em convênio com 23 empresas na Penitenciária. Outros 581 estão matriculados em cursos que vão do ensino fundamental ao superior. Para participar do chamamento, a empresa precisa atender a alguns pré-requisitos, como ter responsabilidade social e ambiental e oferecer treinamento e capacitação para o detento. O produto fabricado dentro da unidade também precisa estar ligado com a vocação econômica da região, já que isso facilita a inserção do preso em vaga de emprego depois que ganha liberdade.

O anúncio na Penitenciária de Chapecó é o primeiro, mas o Governo do Estado fará, na sequência, chamamentos em todas as unidades prisionais de Santa Catarina.

Convênio com a prefeitura de Chapecó

Durante a visita, também será assinado um convênio com a Prefeitura de Chapecó para a aquisição de até 10% do consumo do município da horta mantida pelos detentos da Penitenciária Agrícola de Chapecó. Os alimentos serão usados para abastecer a rede de assistência social e os programas de segurança alimentar e nutricional do município.