Home Notícias Política Novos Caminhos volta seus olhos para quem cuida de jovens em programas de acolhimento

Novos Caminhos volta seus olhos para quem cuida de jovens em programas de acolhimento

0
Novos Caminhos volta seus olhos para quem cuida de jovens em programas de acolhimento
Fotos: Divulgação

No Meio-Oeste, o programa Novos Caminhos voltou os olhares para quem cuida dos adolescentes e crianças que vivem em serviços de acolhimento na região. Uma nutricionista e uma psicóloga falaram sobre a prática do autocuidado e a importância de cultivar hábitos saudáveis e emoções positivas aos colaboradores de unidades de Capinzal e Joaçaba.

A nutricionista Paula Cristina Dalla Lana, do Sesi, apresentou a pirâmide alimentar, abordou a questão da necessidade em elaborar um cardápio saudável e o quanto a alimentação interfere no comportamento das pessoas. A oficina integra as atividades do projeto “Ações de Vida Saudável”.

De forma voluntária, a psicóloga Ivete Chaves dos Santos Scapini ministrou a oficina de “Saúde Mental” para sensibilizar 16 colaboradores e um adolescente sobre esse cuidado. A profissional tratou dos elementos do preconceito, sinais e sintomas, e o quanto é fundamental manter hábitos e pensamentos que conduzam para o bem-estar e a satisfação. Houve dinâmica para saber como estão os colaboradores e o que sentem.

“O encontro foi regado de reflexão e partilha. Momento de cuidar de quem cuida daqueles que necessitam desse olhar de atenção e acolhimento”, destaca Elaine Cristina Blodorn Martins, assessora de Responsabilidade Social da Fiesc na região.

Sobre o programa

O programa Novos Caminhos é uma iniciativa do PJSC, Fiesc e AMC e tem como objetivo ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira na vida fora dos abrigos.

Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

(Taina Borges – NCI/TJSC)