Home Notícias Região OAB identifica falsa advogada durante audiência em Chapecó

OAB identifica falsa advogada durante audiência em Chapecó

0
OAB identifica falsa advogada durante audiência em Chapecó

Chapecó – Uma audiência em um juizado especial, uma participação duvidosa, uma desconfiança do conciliador, a voz de prisão. Foi assim que mais um caso de exercício ilegal da advocacia foi identificado, registrado na polícia e seguirá pelo devido processo judicial. O flagrante ocorreu em Chapecó, nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, em unidade da Primeira Vara do Juizado Especial Civil que funciona na Unochapecó.

Após desconfiança de servidores do juizado, a Ordem dos Advogados do Brasil foi comunicada, através do Comitê Regional do Sistema de Fiscalização, que atua juntamente com a OAB Chapecó. Representantes da OAB foram, então, participar de audiência na qual uma mulher se passava por advogada, ao acompanhar um suposto cliente. Com autorização do juizado, o coordenador do Comitê, Robson Fernando Santos, e o fiscal Douglas Braun participaram da audiência e surpreenderam a falsária, que acompanhava audiências e recebia remuneração.

Ao ser solicitada a credencial da OAB, a falsa advogada desconversou e demonstrou falta de conhecimentos técnicos da advocacia e daí foi identificada a falsidade profissional e lhe foi dada voz de prisão. Em seguida, oficializada a atuação da falsa profissional, a Polícia Militar foi chamada e conduziu a mulher a uma delegacia da Polícia Civil onde foi registrado termo circunstanciado. A partir de agora, a Polícia Civil deve ouvir os conciliadores e encaminhar o termo ao Foro da Comarca.

Outras denúncias

Conforme Robson Santos, na chegada dos representantes da OAB a falsária se apresentou como advogada, mas depois de questionamentos indicou ser preposta e que representava colegas de um escritório de advocacia do Rio Grande do Sul. Quando for concluída a investigação, deverá ser aberto processo no Judiciário por exercício ilegal da advocacia. O dirigente do comitê de fiscalização da OAB acrescenta que foram recebidas denúncias de outras pessoas agindo da mesma forma e que serão apuradas para serem tomadas as medidas iguais. (Extra Comunica)