Home Plantão Orquestra Sinfônica do Paraguai se apresentou no fim de semana em Capinzal

Orquestra Sinfônica do Paraguai se apresentou no fim de semana em Capinzal

0
Orquestra Sinfônica do Paraguai se apresentou no fim de semana em Capinzal

Capinzal – No sábado (25) ocorreu o encerramento da novena em honra ao Padroeiro São Paulo Apóstolo na Igreja Matriz de Capinzal. Em seguida houve a apresentação do Coral Infanto Juvenil São Francisco de Assis e da Orquestra Sinfônica Yukiti de Assunção (Paraguai).

A Orquestra

A Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura é a primeira orquestra do mundo a usar instrumentos feitos a partir de produtos reutilizados de lixão. Formada por crianças e jovens de diferentes comunidades perto de Cateura, o maior lixão de Assunção, capital do Paraguai, a Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura se apresenta desde 2012 com instrumentos musicais reciclados.

A dificuldade foi conseguir instrumentos para todos os participantes, problema que o professor de música, Flávio Chavez, e o diretor da orquestra, Luis Szaran, solucionaram com a ajuda de um morador da favela, Nicolas Gomez. O artesão Nicolas começou a fabricar os instrumentos com objetos retirados do aterro sanitário de onde os pais das crianças tiram o sustento como catadores de lixo.

Já se apresentaram em vários países do mundo. No Brasil, se apresentaram em 2012, na Rio+20. Em 2010, o diretor estadunidense Graham Townsley produziu o filme Landfill Harmonic (em português: Aterro Harmônico), um documentário que conta a história da orquestra. O documentário estreou em 18 de março de 2015, nos Estados Unidos.

O repertório principal é a música clássica, mas a orquestra também interpreta sucessos do pop, do rock’n’roll e canções regionais da guarânia e polca paraguaia.