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Parcerias entre Sebrae e grandes corporações vão beneficiar pequenos negócios na crise

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Parcerias entre Sebrae e grandes corporações vão beneficiar pequenos negócios na crise

O Sebrae está liderando um movimento (#compredobairro), junto a executivos de algumas das principais empresas nacionais – Magalu, Stone, Embelleze, O Boticário, Malwee, Ambev -, que tem por objetivo incentivar a população brasileira a priorizar as compras nos pequenos negócios de bairro (https://www.movimentocompredobairro.com.br/). Complementarmente, a instituição tem trabalhado também para orientar e capacitar as pequenas empresas para enfrentarem esse momento de crise provocado pela pandemia do novo Coronavírus. A ideia é estimular os empreendedores a impulsionarem a digitalização de seus negócios e a adesão ao comércio eletrônico.

“Vivemos um momento delicado, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. É hora de darmos as mãos e buscarmos todas as parcerias possíveis para auxiliar as empresas que mais geram emprego no país a atravessarem este período”, destaca o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Nesse contexto, foi firmada uma parceria entre o Mercado Azul, vitrine digital de negócios desenvolvida pelo Sebrae, e a Cielo. Por meio da parceria, os donos de micro e pequenas empresas poderão utilizar a solução de pagamento digital Super Link Cielo (que permite ao empresário concluir a venda com o pagamento via WhatsApp), integrando à plataforma a Loggi, para a entrega dos produtos.

Além disso, a parceria com a Cielo prevê o investimento de R$ 5 bilhões para apoio financeiro aos pequenos e médios negócios, com destaque para duas iniciativas: o Receba Rápido, que permite a antecipação de recebíveis em até 2 dias para MPE; e o Receba Mais, que será uma linha de crédito adicional com empréstimos para clientes pré-aprovados.

A empresa Visa (de cartões de crédito) se uniu à parceria Sebrae-Cielo, com o objetivo de atrair compradores para a página do Mercado Azul, por meio da sua base de clientes e de sua página Vai de Visa. A Visa divulgará o Mercado Azul trazendo compradores, enquanto a Cielo focará em trazer mais vendedores. O objetivo é trazer para o mundo digital aquele pequeno negócio que ainda não estava, e conseguir inseri-lo cada vez mais no mercado digital.

Em outra frente, o Sebrae também firmou parceria com a Magazine Luíza para promover a migração dos pequenos negócios para o ambiente digital (comércio eletrônico), com a utilização de plataformas digitais de marketplace da empresa de varejo. O foco é proporcionar novos canais de vendas, incluindo redes sociais, novos clientes, logística de entrega, ferramenta de faturamento e ferramenta de análise de dados (analytics) em tempo real, mediante a conjugação de esforços, competências e conhecimentos técnicos do Sebrae e da Magazine Luiza.

Confira ainda outras parcerias do Sebrae no enfrentamento à crise:

B2W- Negociação com a B2W para adesão das plataformas de marketplace (Americanas, Submarino, Shoptime, B2W Marketplace) à campanha do “Compre do Pequeno”.

FACEBOOK- Parceria para disseminar conteúdos e cursos sobre como melhor aproveitar as ferramentas do Facebook/ Instagram/ Whatsapp para mitigar os efeitos da crise.

MERCADO LIVRE- Produção de lives conjuntas e compartilhamento de conteúdos sobre marketplaces. Adesão à campanha “Comprando do Pequeno”. Em breve, o MeLi anunciará um pacote de benefícios para os pequenos negócios.

EPI Match- Parceria para levantamento de oferta no âmbito da plataforma EPI Match, que está sendo construída pela Microsoft, Senai, ABDI, Sebrae, ABVTEX, ABIT e outros parceiros da área privada.

O Sebrae, a ABVTEX e a Animaseg serão responsáveis por mapear as possíveis ofertas de indústrias têxteis e confecções para povoar a plataforma, que receberá demandas de EPIs de todo o Brasil.

MARTINS- Articulação com o Grupo Martins para compartilhamento do portal do Sebrae como canal de informações para os pequenos negócios da cadeia. Disseminação dos conteúdos produzidos pela Universidade Martins do Varejo (UMV) e seus parceiros para clientes do Sebrae. Além disso, também está em negociação a possibilidade de disponibilizar a plataforma Flix do Varejo, sem custo aos pequenos negócios dos segmentos mais impactados pela pandemia. Inicialmente serão 15.000 acessos vinculados ao portal Sebrae.

CORREIOS- Colaboração para atender à demanda da estatal, de 70.000 máscaras de tecido.

Sistema Sebrae elencou, a partir de curadoria, cerca de 127 pequenos negócios atendidos no segmento de moda, em menos de uma semana.  Participaram das cotações 80 pequenos negócios de 11 estados.  A compra direta (pelo estado de calamidade) das máscaras de tecido foi fechada, no valor estimado de R$ 175.000,00.

MALWEE- Compartilhamento do portal do Sebrae como canal de informações para os pequenos negócios da cadeia; disponibilização de cursos; Articulação para o movimento #COMPREDOBAIRRO; Construção de alternativas para minimizar o impacto das contratações no fluxo de caixa tanto dos fornecedores (antecipação e/ou redução do prazo de pagamento) quanto dos clientes (postergação de cobranças, por exemplo), acesso a crédito.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING

Foco na produção de conteúdos voltados ao enfrentamento da crise: inteligência e suporte técnico a pequenos franqueados, franqueadores e micro franquias.

GS1 (ASSOCIAÇAO BRASILEIRA DE AUTOMAÇÃO) – Compartilhamento de conteúdos; Adesão da GS1 ao Movimento Compre do Pequeno.

GERDAU- Compartilhamento do portal do Sebrae como canal de informações para os pequenos negócios da cadeia produtiva do aço. Disponibilização de cursos e outros conteúdos de formação e qualificação nos temas mais relevantes no momento.

DELL- Compartilhamento de informações via portal do Sebrae para os pequenos negócios integrados à DELL. Compartilhamento de dados sobre os impactos da crise nas micro e pequenas empresas do segmento.

JEEP/ HERING/ INTERCEMENT/ VOTORANTIM/ AURORA/ SCHENEIDER ELETRICA

Compartilhamento do portal do Sebrae como canal de informações para os pequenos negócios da cadeia. Disponibilização de cursos e conteúdos.