Piratuba realiza lançamento da programação de Inverno para 2018

Com a presença de aproximadamente 300 convidados, o Festival Sabores de Piratuba que marcou o lançamento oficial da Programação do Inverno 2018, reuniu membros da imprensa local e estadual, agentes de viagens, promotores de eventos, autoridades locais e regionais durante esta quinta-feira, dia 5, no Centro de Eventos do município.

O projeto é considerado um marco na profissionalização e expansão do potencial turístico da cidade e região do Integrar. Conforme Representante do Trade Turístico  – Presidente da Associação Hoteleira de Piratuba, Leandro Riffel. “Estamos nos adiantando no lançamento de uma programação para o inverno de 2018, porque as empresas de turismo precisam de prazos para a venda aos turistas e programar todas as atividades que serão feitas. Serão cinco novos eventos durante o inverno, e que vem a somar com a boa gastronomia, hospedagem, passeios, Parque Termal entre outras coisas que a cidade tem a oferecer durante o ano todo”, disse. “Temos um grande fluxo de turistas e este lançamento aponta novos atrativos, que foram pensados com muito carinho e dedicação aos turistas”, salienta Riffel, pontuando que a taxa anual de ocupação é de 53%, número já acima do estado, querendo ampliar nos meses considerados de baixa procura, de junho à agosto, chegando a 60% como média anual. Ou seja, seria um agregado de 20% ao movimento de inverno.

A Coordenadora Regional Meio Oeste do Sebrae, Sueli Bernardi enfatizou que muito se trabalhou para que o projeto chegasse ao lançamento. Desde a criação do projeto, a busca por parceiros, adesão de empresários locais do trend turístico e do comércio, a formação das comissões, a formatação dos eventos, a elaboração dos pratos e a concepção do conceito de inverno termal que foi apresentada. “O projeto surgiu no ano passado, como uma solicitação dos próprios hoteleiros, para o fortalecimento do turismo de inverno, com uma defasagem identificada por eles durante os meses de junho a agosto. Houve o aprimoramento do setor para atrair mais visitantes”, disse. “O objetivo do projeto que desde o início tem apoio técnico do Sebrae conta com eventos que vão atrair diversos públicos, culminando neste Festival Gastronômico que foi desenvolvido com dois chefes de renome, que fizeram resgate da historia e cultura, transferindo para os pratos de inverno a partir de 2018”, explica.

Os cinco eventos criados para o “Inverno Termal Piratuba”:

1º “Caipira-tuba”

De 31 de Maio à 09 de Junho o 1º “Caipira-tuba” – Serão 10 dias de Shows, fogueiras, concurso de quadrilhas, apresentações culturais, comidas típicas artesanato.

Festa Cultural

De 21 a 23 de junho a “Festa Cultural” – 3 dias com apresentações artísticas, culturais e muita gastronomia:

21 de Junho – Festa Cabocla

22 de Junho – Festa Italiana

23 de Junho – Festa Alemã

Festival Interestadual Canta Piratuba

Dias 28, 29 e 30 – Festival Interestadual Canta Piratuba, com a participação de cantores do sul do Brasil.

Férias Kids

De 06 a 29 Julho – Férias Kids – Atrações especiais, shows infantis, brinquedos, oficinas de atividades culturais.

Festa do Roupão

De 02 a 05 de Agosto Festa do Roupão – dias 03 e 04 de agosto noite do banho noturno nas piscinas das termas de Piratuba.

POTENCIAL GASTRONÔMICO

Com potencial gastronômico já reconhecido – Piratuba vai ficar ainda melhor.

Os profissionais chefs de cozinha dos 12 hotéis da cidade – em consultoria através do Sebrae e do Senac – com o chef profissional  e renomado – Erik Von Bulow – desenvolveram 12 pratos que foram lançados durante o evento desta quinta-feira e que farão parte dos cardápios dos hotéis – para hóspedes e famílias locais que desejem desfrutar desta excelente gastronomia.

A Chef Dayse Paparotto, vencedora do 1º MasterChef Profissionais da Rede Bandeirantes de Televisão, assina um dos pratos especiais do projeto de turismo de inverno e terá seu nome e imagem divulgados nas peças promocionais, pontuou que achou a cidade sensacional e organizada. “Quando eu tiver filho vou morar aqui, tem vagas em escola sobrando e a cidade é pacata. Que cidade você vê isso hoje no Brasil?”, disse. “Fui conhecer o balneário, conheci todos os hotéis e achei maravilhoso. Estar neste evento é uma honra, pude conversar com os chefs e trocar experiências. Estou feliz, esse evento para mim é um presente. Vi que a maioria dos chefs são autodidatas e fiquei impressionada, também com o tamanho das cozinhas e qualidade da apresentação dos buffes e cardápios”.

Dayse é reconhecida por ser uma chefe com muitas habilidades e por seus incríveis desempenhos, que sempre mostram adaptações criativas e certeiras no preparo dos pratos. O prato especial desenvolvido pela cheff paulista foi um assado de tiras com mix de tubérculos e saladinha de rúcula – criado especialmente para a cidade de Piratuba – e que poderá ser encontrado pelos turistas e população local nos restaurantes de todos os hotéis da cidade. “Criei este prato porque soube que o pessoal gosta muito de churrasco e dei um toque com um tempero asiático, já que tive essa oportunidade de viajar pela Ásia e voltei apaixonada pelos sabores de lá. Esse prato leva ainda batata doce, batata salsa e batata Monalisa, com uma salada de rúcula e cebola marinada no sal e que fica bem harmonioso na boca”.

INVERNO TERMAL PIRATUBA: O destino turístico que vai aquecer e surpreender você.

O projeto turismo de inverno foi criado para proporcionar atividades de lazer e entretenimento naquela que consideramos até então como baixa temporada, e que somados a temporada de verão faz de Piratuba um destino para todas as idades, gostos e estações do ano. Tudo isto somado as belezas naturais – culturais e arquitetônicas do município – que conta com uma das melhores estruturas hoteleiras do sul do Brasil – e comércio atrativo para todos os turistas.

A cidade com aproximadamente 4.700 habitantes, recebe aproximadamente 400 mil turistas ao ano, na atividade turística emprega diretamente 1.200 pessoas e movimenta cerca de R$ 200 milhões por ano. É o carro-chefe da economia do município que além de seu principal atrativo turístico que é o Balneário Termas de Piratuba, conta com uma das maiores redes hoteleiras do interior do Estado e tem uma capacidade instalada de 3.500 leitos entre hotéis, pousadas, casas e apartamentos.

Sobre o evento: considerado uma “Noite Ímpar”, o evento valoriza a identidade histórico-cultural e fomentar o desenvolvimento econômico da região. Apresentou além dos atrativos gastronômicos, os eventos da Programação de Inverno e o lançamento do vídeo institucional do Balneário de Piratuba, criado pela Nativa Comunicação e produzido pela Zero Pro Vídeos Profissionais.

O projeto iniciado ainda em 2016 com o apoio técnico do Sebrae – Coordenadoria Regional Meio Oeste – conta com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Prefeitura de Piratuba.

O município que integra a região turística do Vale do Contestado é apontado como um dos melhores roteiros de águas termais do país oferecendo opções de lazer, relaxamento e diversão em qualquer época do ano destacando ainda a qualidade e diversidade dos produtos, raízes gastronômicas e culturais. (Fonte – Paula Patussi/Agência N’ativa; Crédito/Fotos: Agência Novitá)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.