Piratubense entra para a reserva remunerada da PM

Um dos policiais militares mais atuantes do 26º Batalhão de Polícia Militar com sede em Herval d’ Oeste, sargento Luiz Antônio Trindade, assinou seu ingresso na reserva remunerada nesta terça-feira (4), ao completar 30 anos de efetivo trabalho na corporação.

Com 46 anos de idade, natural de Piratuba, Trindade entrou para as fileiras da instituição em 11 de Agosto de 1989. Dez anos depois passou a fazer parte do GRT (Grupo de Resposta Tática), segundo grupo formado no Estado, hoje Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT). Além do treinamento com as técnicas da Swat (unidade de polícia altamente especializada nos Estados Unidos), também treinou com o BOPE de Florianópolis e GATE – Operações Especiais de Minas Gerais. Foram 17 anos de atuação somente no grupo especial.

Coragem e determinação marcaram a carreira do sargento, que diz guardar em suas lembranças dois salvamentos que realizou, arriscando a própria a vida. Uma das ocorrências foi registrada no dia 3 de outubro de 2013, quando ao saber que uma mulher havia se jogado nas águas do Rio do Peixe, não hesitou e pulou no rio cheio, nadando contra a correnteza para resgatá-la. “Não media esforços para servir a sociedade da melhor forma possível”, definiu Trindade, sobre sua carreira.

Naquela oportunidade, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nazareno Marcineiro, se manifestou na Rádio Catarinense sobre a atitude heroica de Trindade. “Todos os policiais quando formados declaram que colocam suas vidas em defesa em defesa das pessoas e do patrimônio das pessoas. Parabenizo cabo Trindade (na época) pela atuação, e encho os olhos de emoção em saber que um policial fez valer seu juramento. Esse é o jeito de ser da Polícia Militar, mas temos entre nós algumas pessoas que incorporam esses valores de uma forma especial”, declarou. No entanto, o ato de bravura, elogiado pelo comandante, não resultou em uma condecoração até hoje.

A última missão do sargento Trindade foi compor a Força Nacional durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Agora, ele diz que agora pretende se dedicar a família.

(Caco da Rosa)

1 Comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.