Home Notícias Segurança Polícia Civil discute soluções para combater a violência contra a mulher em SC

Polícia Civil discute soluções para combater a violência contra a mulher em SC

0
Polícia Civil discute soluções para combater a violência contra a mulher em SC

Estado – Apesar de Santa Catarina ter conquistado a queda dos principais indicadores de criminalidade neste começo de ano, o avanço da violência contra a mulher persiste e preocupa as autoridades de segurança pública. Para debater formas de combate a esse problema, a Polícia Civil promoveu durante dois dias o “I Seminário de Enfrentamento da Violência contra Mulheres”, que terminou nesta quarta-feira, 29, e contou com palestrantes de instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU) e de policiais de outros Estados brasileiros, como o Piauí.

Na visão do delegado-geral da Polícia Civil catarinense, Paulo Koerich, a organização do seminário demonstra que as forças de segurança do Estado estão atentas ao momento. “Queremos deixar claro que a Polícia Civil está agindo para baixar os índices de criminalidade contra a mulher e, com isso em mente, estamos trazendo para dentro da nossa escola representantes de organismos internacionais, com novas técnicas e conhecimentos. Não podemos admitir que ainda hoje a mulher seja objeto de subjugamento”, diz Koerich.


Auxiliar de logística Jandira Mara dos Santos já foi vítima de violência doméstica

Durante os dois dias do encontro, os participantes reflitiram sobre casos como a da auxiliar de logística Jandira Mara dos Santos. Por 18 anos, a moradora de São José, na Grande Florianópolis, foi vítima de maus tratos físicos e psicológicos. Com a ajuda da Polícia Civil, ela conseguiu recuperar a autoestima e hoje ajuda outras mulheres para que não sejam vítimas.

Jandira esteve nos dois dias de seminário na Acadepol, no Bairro de Canasvieiras, e elogiou a atitude da organização. “Esse seminário mostrou que a Polícia Civil está com um olhar diferenciado. Quando nós somos vítimas, temos vergonha de ir na delegacia. Não se sabe como vamos ser recebidas e aqui também é uma forma de capacitação. A Polícia Civil está de parabéns”, aponta Jandira.

Policiais de todo o Estado


Delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila, coordenadora estadual das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso

A delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila, coordenadora estadual das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), foi umas das organizadoras do seminário. Ela frisa que um dos objetivos da ação é promover uma uniformização do atendimento em todo o Estado. Para isso, representantes de todas as DPCAMIs de Santa Catarina vieram à Capital para participar do congresso. “Queremos que esse conteúdo se multiplique pelas delegacias. Seminários como esse nos mostram aquilo que estamos fazendo e no que podemos melhorar”, diz a delegada.

Patrícia complementa ainda que a Polícia Civil realiza reuniões mensais para aferir os resultados do Programa PC Por Elas, lançado ainda em 2018, e que tem foco na proteção das mulheres.

Uma das representas das ONU no evento foi a doutora Moema Dutra Freite, que trabalha no programa para o desenvolvimento da organização, o PNUD. De acordo com ela, a palestra aos policiais teve por objetivo trazer à tona a discussão de uma segurança integrada e cidadã, que atue tanto na prevenção do crime quanto na repressão qualificada, quando for o caso.

“Precisamos integrar ao processo outras áreas que elaboram políticas públicas, como saúde, educação e assistência social. Precisamos falar de políticas públicas com base em evidências e é isso que viemos trazer”, conta Moema.