Home Plantão Prefeitura notifica empresa para retomar obras de saneamento básico em Capinzal

Prefeitura notifica empresa para retomar obras de saneamento básico em Capinzal

0
Prefeitura notifica empresa para retomar obras de saneamento básico em Capinzal

Capinzal – A prefeitura de Capinzal notificou na quinta-feira (30) a empresa R Junior Construtora e Incorporadora, de Itá, que paralisou as obras de implantação da rede de saneamento básico no loteamento Santa Maria. A empreiteira alega que o governo federal atrasou o repasse de recursos para pagamento do serviço.

O problema é que a paralisação está atrasando o cronograma de conclusão das obras e, além do mais, causando transtornos aos moradores das ruas onde foram feitas as valas para colocação da tubulação que levará o esgoto à estação de tratamento a ser instalada na região da Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Sandro Toaldo, a empresa argumenta que tem dinheiro para receber do governo federal, que é quem repassa a verba para que o município faça o pagamento. No entato, Toaldo ressalta que nesta semana foram repassadas duas parcelas que juntas somam cerca de R$ 60 mil. O município deu prazo até segunda-feira (03) para que a empresa termine o fechamento das valas.

“Foram feitas as valas e depois o reaterro com pó de pedra, só que acaba causando poeira em dias secos e quando chove a água acaba levando grande parte do material, causando transtorno para os moradores”, explica.

Toaldo ressalta que em uma rua, bastante íngreme, foi mal feito o serviço. “Está complicado para os moradores”, admite. O secretário disse que condicionou o pagamento à conclusão do trabalho de reaterro. “Eles [empresa] têm até segunda-feira para terminar o service. Caso eles não apareçam, a partir de terça-feira a prefeitura vai assumir o serviço”, adianta.

Toaldo frisa que, caso não haja entendimento entre a empresa e o governo federal há possibilidade, de no futuro, haver interrupção do contrato. Os trabalhos de implantação da rede de saneamento básico na região do Bairro Pôr do Sol iniciaram no dia 10 de dezembro do ano passado e até o momento cerca de 12% da obra está concluída. A previsão de término é para o mês de junho deste ano, porém, a paralisação poderá atrasar o cronograma.

A rede coletora passará em alguns trechos das ruas Martinho Chaves, Vitor Rodrigues de Lima, João de Oliveira Bronze, Ângelo Olivo, Carmelo Zocoli, Alexandre Tomazoni, Elvira Hachmann e Ernesto Hachmann. O investimento é de pouco mais de R$ 1 milhão provenientes do Governo Federal.