Primavera deverá ser mais quente e com chuva dentro da média segundo a Epagri/Ciram

A estação das flores começa neste sábado, 22, às 22h53. Em Santa Catarina, segundo a Epagri/Ciram, a primavera deverá ser mais quente que o normal, com chuva dentro da média, porém com distribuição irregular ao longo do trimestre. Classificada como estação de transição entre o inverno e o verão, quando as temperaturas começam a aquecer,  a primavera abre o período de temporais. A meteorologista Gilsânia Cruz explica que umidade ou calor são ingredientes básicos para a formação de uma tempestade.

Embora a meteorologia consiga traçar um perfil do comportamento do tempo para os próximos três meses, por enquanto não há como mensurar a quantidade de chuva ou o quanto as temperaturas estarão mais elevadas. “É preciso conferir a previsão diária do tempo que, normalmente, tem informações mais detalhadas e num espaço de tempo menor”, observa Gilsânia. “Ao final da estação é que poderemos fazer as comparações das médias de chuva e calor”, acrescenta.

Primeiro fim de semana da primavera

Segundo a meteorologista, a elevação das temperaturas marcará o primeiro fim de semana da primavera no Estado. A previsão indica a presença de sol com algumas nuvens e temperaturas mais altas em praticamente todas as regiões de Santa Catarina.

No domingo, boa parte das regiões de Santa Catarina deverá registrar temperaturas entre 28 e 30°C. No fim da tarde, a aproximação de outra frente fria faz aumentar a nebulosidade do Oeste ao Litoral Sul. A chuva retorna ao Estado, na segunda-feira, 24, primeiro pelo Oeste, estendendo-se para as demais regiões a partir da tarde.

Recomendações da Defesa Civil

Para ajudar a população a se proteger ou como proceder em situações climáticas adversas a Defesa Civil de Santa Catarina tem dicas que podem ajudar salvar vidas e evitar prejuízos.

Veja alguns procedimentos que devem ser observados em casos de tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo:

– Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados;

– Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos;

– Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio;

– Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.