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Procon de Capinzal alerta consumidores para compras de fim de ano

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Procon de Capinzal alerta consumidores para compras de fim de ano

Capinzal – Com a chegada do fim do ano são comuns as compras de presentes. Entretanto, o consumidor deve ficar atento para, ao invés de encerrar o período com festa e alegria, não sofrer dor de cabeça com golpes. O Procon de Capinzal vem registrando, nos últimos dias, número expressivo de consumidores que foram lesados com as compras feitas principalmente pela internet devido a aproveitadores que se valem dessa movimentação mais intensa para lucrar ilegalmente.

De acordo com a responsável pelo órgão, Marisete da Motta, o cliente deve estar atento para as compras não somente nas lojas virtuais, mas também nas físicas. Motta ressalta que a preocupação maior é em relação às compras pela internet. “É uma época que se gasta bastante com presentes, lembranças e para as festas de final de ano, que se compra pela internet porque fica mais barato”, comenta.

Ela alerta aos consumidores que prestem atenção para verificar se o site é seguro e de confiança. “Veja se ele realmente tem o selo de segurança, como é a forma de pagamento porque a preocupação dos Procons do estado é com os chamados ‘sites falsos’”.

A responsável pelo Procon explica que hackers geralmente colocam um site falso no ar por um pequeno período com preços muito inferiores aos de mercado onde o cliente acaba se iludindo e comprando.

“A partir do momento que ele faz aquele pagamento, principalmente por boleto, ele perde o contato com o site ele não consegue rastrear o produto e ele não sabe mais onde recorrer. E nós não estamos conseguindo resolver isso, haja vista que é uma fraude e a gente não tem como descobrir onde foi depositado o dinheiro”, salienta.

Motta afirma que, na medida em que o dinheiro entra na conta do hacker, ele saca e nem o banco tem acesso porque o boleto vem com a logomarca de um banco, tem aparência de verdadeiro, mas não é verdadeiro. “E é por isso que nós estamos bastante preocupados. Está tendo um número muito grande, inclusive em Capinzal, de pessoas sendo lesadas por causa disso”, completa.

Por fim, ela orienta. “A pesquisa é a grande chance de o consumidor não errar, acessar o site oficial, não acessar links que vêm no e-mail, no próprio celular, SMS”. Quanto às compras presenciais, principalmente de brinquedos, Marisete da Motta esclarece que o consumidor deve observar se os produtos não estão vencidos, se é apropriado para a faixa etária, se possui selo de segurança”.

Nas lojas físicas, depois de ter sido feita a compra, é mais difícil ocorrer a troca. Em relação aos ambulantes, ela reforça que, para esses comerciantes, têm fiscalização específica. “É um problema social. Temos bastantes vendedores ambulantes, e para eles existe uma legislação vigente para ser cumprida”.

O Procon de Capinzal está localizado junto à Casa do Cidadão na Avenida XV de Novembro, próximo à Rádio Barriga Verde.

Confira mais dicas:

– Não compre o que não precisar (lembra-se dos três primeiros meses do ano: janeiro, fevereiro e março) quando as contas dobram;

– Para evitar problemas posteriores, os preços e condições devem ser registrados em fotos ou prints de celulares para futura comprovação;

– Guardar todos os documentos que comprovem a compra (notas fiscais) para garantir eventuais trocas dos produtos;

– As lojas físicas não têm obrigação de trocar produtos, a menos que apresentem algum tipo de avaria;

– Já para as compras online, o prazo é de sete dias para as trocas; por isso, a importância de guardar todos os documentos (fotos e prints) que comprovem a compra;