Procon de Capinzal orienta consumidores para as compras do Dia dos Namorados

Informações sobre a loja, como CNPJ, endereço e telefone de contato, devem ser conferidos antes da compra

Já estamos na véspera do Dia dos Namorados e, antes de ir as compras, é importante que o consumidor fique atento aos seus direitos. A diretora do Procon de Capinzal, Marizete da Mota, orienta e oferece dicas para evitar problemas com as compras para essa data.

“É uma data diferenciada, são presentes diferenciados, então decidimos oferecer dicas sobre os cuidados que o consumidor precisa ter e quais são os seus direitos”, coloca a diretora.

Em primeiro lugar, Mota comentou a respeito do vale-presente, que segundo ela, é uma boa opção, mas é preciso definir as opções com o lojista: o prazo para uso do vale-presente, como será acertada a diferença de valores entre o vale-presente e o valor de aquisição do produto. “Por exemplo, você ganha um vale-presente de R$ 200,00, mas gasta R$ 100,00, ou vice e versa. É preciso definir com o lojista como será acertado isso”.

Em relação as compras pela internet, o consumidor tem o direito de arrependimento de 7 dias para a devolução ou troca do produto, caso não goste da aquisição.

Em restaurantes, é preciso se ater a taxa de serviço que é cobrada. É preciso que fique claro ao consumidor, no cardápio e na nota fiscal, que essa taxa é opcional e qual o valor que é cobrado.

Estabelecimentos como hotéis e similares, são obrigados a informar os preços praticados, inclusive nos itens contidos no frigobar. “Muitas vezes os preços são bem abusivos e o consumidor acaba levando um susto na hora de fazer o pagamento”, explica a diretora do Procon.

Os cinemas, segundo Marizete, também tem causado reclamações. Nesse estabelecimento, o consumidor tem direito a saber a classificação indicativa, horários de execução de filmes, preço do ingresso, lotação ideal, sala de projeção e, se houver alteração na programação, o consumidor é preciso ser avisado previamente.

Muitos maridos e namorados optam por flores para presentar e em relação a isso, é recomendável pesquisar o preço, tipo de flor e arranjo antes de escolher, pois dependendo do material utilizado o preço poderá ter alterações consideráveis. Em relação as cestas, é importante observar se todos os produtos estão dentro do prazo de validade e a separação entre produtos alimentícios, químicos ou cosméticos.

(Publicado por: Bianca Demori)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.