Professora de Português realiza trabalho diferenciado com alunos em Treze Tílias

Treze Tílias – Professora efetiva de Língua Portuguesa, há 25 anos, na rede Municipal de ensino de Treze Tílias, Soraya Aparecida Boesing Juchem já desenvolveu inúmeros projetos com seus alunos no decorrer destes anos. “Rompendo Barreiras ” foi um dos primeiros projetos que fez há 16 anos, onde alunos saíram às ruas para medir a altura dos meios-fios das calçadas. “Com isso, as primeiras rampas de acesso foram feitas no município, o que deixou muitas mamães felizes ao saírem com seus bebês nos carrinhos de passeio”.

Outro projeto que deu muito certo, segundo Soraya foi “A corrente do bem”, que resgatou alguns hábitos de respeito ao próximo. Foram apresentados teatros para as turmas do pré -escolar e uma paródia para todos da escola intitulada “Fazer o bem, que mal que tem”.

Em seguida veio o projeto dos contadores de histórias ” Novos astros, velhas histórias “. Soraya destaca que este projeto contou com a participação de 110 alunos de sexto a nono ano (na época, série). Eles tinham horário extraclasse para contar histórias para as turmas menores, incluindo a creche. “Foi um grande incentivo à leitura, pois os menores também queriam ler histórias para contar para a turma. Mais tarde, já como vereadora, implantei a Câmara Mirim no município, que foi alvo, juntamente com o projeto de leitura, de um programa da TV Futura “Destino: Educação”.

Neste ano a professora está engajada em mais um projeto de leitura: “Canal Filomenal”. Este também conta com a participação de alunos do sexto a nono ano que apresentam histórias para as turmas menores para posteriormente gravá-las. O lançamento do Canal Filomenal, acontecerá em agosto. “A educação é a base de tudo, e quando estimulada, tudo flui melhor”! finaliza Soraya. (Joce Pereira)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.