Professora lança livro de causos, contos e lendas em Piratuba

No dia nacional do livro, 18 de abril, a professora Hanelore Henicka, apresentou seu livro de causos, contos e lendas, para os alunos do 1º e 2º anos da escola Professor Rodolfo Holleweger e alguns convidados, em Lageado Mariano, Piratuba.

“O livro ficou pronto há poucos dias. Vamos organizar vários momentos para apresentar o trabalho. O primeiro aconteceu para as crianças no dia do livro, assim podemos contar histórias para elas e incentivar a leitura”, contou a autora. Outros momentos já estão marcados para apresentar o trabalho para a comunidade, amigos que colaboraram na coletânea e também o lançamento oficial na UNOESC, que deve ocorrer no mês de maio, em Joaçaba.

Os alunos da escola foram recepcionados na casa da autora, que possuiu um espaço construído especialmente para a contação de histórias “Foi uma tarde inesquecível, conversando sobre autores de livros e tentando mostrar às crianças o processo de criação de um livro e da quantidade de profissionais envolvidos até o livro chegar às livrarias”, disse Hanelore. No final da tarde, cada aluno recebeu um livro doado e autografado pela autora.

Sobre o livro
“Histórias da Terra” reúne 56 causos, contos e lendas contadas por pessoas próximas que vivem ou viveram nos arredores da comunidade de Lageado Mariano. A família, principalmente seus pais, incentivaram a autora a registrar essa coletânea para ficar registrada nas páginas de um livro. Algumas delas foram protagonizadas por integrantes e amigos da própria família e outras, nem tanto verdadeiras, eram contadas de geração em geração oralmente.

Sobre a Professora
Hanelore nasceu em Lageado Mariano em 1960. É formada em pedagogia com mestrado em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professora do ensino fundamental, médio, superior e de pós-graduação em diversas cidades. Quando se aposentou, voltou a residir na comunidade em que nasceu. Apaixonada pela leitura, dedica-se voluntariamente na contação de história para pessoas da comunidade e escolas.

Família de escritores
A família já tem três gerações de escritores. O pai, Arcílio, escreveu o livro “Da Vida, uma História”, em 2011, que relata a história de sua vida e também da comunidade de Lageado Mariano; a filha, Morgana Henicka Galio, escreveu o livro “Overruling – A Superação do Precedente no Direito Brasileiro”; e agora, a filha e mãe, Hanelore, com o livro “Histórias da Terra – causos, contos e lendas”.

Para adquirir exemplares
Em Piratuba, o livro está disponível na loja Havana Rei, na Avenida 18 de fevereiro, centro, ao lado da Serialtec. (Jornal Comunidade)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.