Home Últimas Notícias Projeto “Lixo no Devido Lugar” tem sequência na Escola Felisberto Vilarino Dutra

Projeto “Lixo no Devido Lugar” tem sequência na Escola Felisberto Vilarino Dutra

0
Projeto “Lixo no Devido Lugar” tem sequência na Escola Felisberto Vilarino Dutra

A Escola Municipal Felisberto Vilarino Dutra, do bairro Parque e Jardim Ouro, lançou no início do ano letivo o projeto “Lixo no Devido Lugar”. A ação, que é desenvolvida em forma de gincana entre os alunos do educandário, consiste no recolhimento de todo o lixo reciclável. O dinheiro arrecadado é revertido em melhorias na escola e ações que beneficiem os alunos.

De acordo com a diretora Mônica Albara, no início era apenas um projeto para complementar as ações desenvolvidas dentro da instituição escolar, mas as famílias estão levando muito a sério. “Eles pegam carros e vão até o interior recolher o lixo. É uma competição saudável dentro da escola”, conta a diretora.

O projeto segue até o mês de novembro e o lixo entregue pelos alunos somam pontos para as turmas. As três turmas que mais pontuarem, que mais levarem lixo reciclável para a escola até novembro, vão receber uma premiação.

Todo tipo de plástico, sacolas, garrafa pet, potes, são entregues para um empresa de cordas de Erval Velho. O papel é entregue na celulose e o metal também é destinado a uma empresa. O óleo saturado é entregue na Afubra que, no final do ano, repassa o valor arrecadado para a escola através de produtos da própria loja.

No começo do ano os alunos receberam um cronograma de recolhimento do lixo. Os materiais não são recolhidos de forma mista. “Por exemplo, ontem, relhemos somente o plástico e o óleo. O óleo nós pegamos todo o mês porque a quantidade é menor. No próximo mês será a vez do metal, alumínio e ferro. Depois vem o papel”, explica Albara.

Por se tratar de uma gincana, o material é pesado ou contado para proceder de uma forma correta. Segundo a diretora, nesta quarta-feira (31) que foi a vez do plástico, foi preciso fazer a contagem e o número foi bastante grande, foram 26 mil lixos plásticos.

“Ontem uma turma me surpreendeu, eles vieram com cinco carros grandes com lixo plástico. Levamos a tarde toda para contar, mas a gente conseguiu e nesse sentido ficamos muito felizes com o projeto que vai dar muito lucro que será revertido para os alunos”, coloca a diretora Mônica Albara.

(Publicado por: Bianca Demori)