Realizada reunião sobre estratégia de combate à tuberculose em Linha Bonita

Ouro – Foi realizada nesta terça-feira (18), na comunidade de Linha Bonita, mais uma reunião destinada aos pecuaristas (leite e de corte) para discutir estratégias para o controle e erradicação de doenças transmissíveis, especialmente tuberculose e brucelose. De acordo com o prefeito Neri Luiz Miqueloto, ouve uma grande participação de autoridades e também da população em geral.

“Nós ficamos muito satisfeitos, porque ouve uma grande participação de pessoas e discutimos vários assuntos, entre eles a tuberculose e brucelose. É uma reunião bastante proveitosa e agora esperamos que a população venha até o setor de extração de blocos de notas, para que se faça um cadastro e, juntamente com os técnicos, consigamos constatar ou não o problema de tuberculose e brucelose nas nossas propriedades”, explicou o prefeito.

Na oportunidade, a enfermeira Caroline, comentou a respeito de como as pessoas devem se conduzir até a unidade de saúde, para averiguar se há ou não a contaminação.

A orientação é para que os produtores façam os testes nos animais para identificação de eventuais bovinos contaminados. Os animais que são constatados com a doença, seja tuberculose ou brucelose, precisam por força de normas técnicas sanitárias, serem abatidos. Entretanto, o produtor pode ser indenizado através de um programa do Governo do Estado.

Esta já é a terceira reunião, que tem por objetivo traçar um plano de ação após a confirmação de três casos de bovinos com tuberculose e de um referente a contaminação humana no município. Anteriormente, foram realizadas reuniões no auditório da Escola Municipal Felisberto Vilarino Dutra no Bairro Parque Jardim Ouro e na comunidade de Novo Porto Alegre.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.