Realizada reunião sobre estratégia de combate à tuberculose

Aconteceu na noite desta quinta-feira (13), na comunidade de Novo Porto Alegre, uma reunião destinada aos pecuaristas (leite e de corte) para discutidas estratégias para o controle e erradicação de doenças transmissíveis, especialmente tuberculose e brucelose.
A reunião contou com a presença de representantes da Cidasc, Epagri, secretarias municipais de Educação, Saúde, Agricultura, Vigilância Sanitária, empresas coletoras de leite e de manipulação de carne, famílias pertencentes à cadeia produtiva e será realizada no pavilhão da comunidade de Novo Porto Alegre.

De acordo com o veterinário da Cidasc, que atende Ouro e Capinzal, Felipe Hanauer Schaab, ouve uma grande participação de produtores e isso é de fundamental importância porque a informação chega para bem mais pessoas. “O assunto sobre a tuberculose bovina é bem importante, está na nossa região e precisamos passar aos produtores que quando se vende animais que são usados para a reprodução, é obrigatório realizar o exame da brucelose e tuberculose. É dessa forma que vamos conseguir evitar que essas doenças se alastrem”, explica o veterinário.

Casos em Ouro

Em Ouro já são três casos confirmados de bovinos contaminados com tuberculose e um de transmissão humana. Nesses casos os animais são sacrificados, a propriedade interditada para desinfecção e, após constatada a sanidade, novamente liberada. O produtor pode, ainda, ser indenizado pelos animais abatidos através de programa do Governo do Estado. Quanto ao paciente, recebeu o devido tratamento na saúde pública, foi acompanhado e já está fora de perigo e de disseminação da doença.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.