Rematrículas nas escolas da rede municipal de Capinzal iniciam nesta segunda-feira

Capinzal – A secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes de Capinzal está com a programação de final de ano definida na rede municipal de ensino. De acordo com a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Veranice Lovatel, serão trabalhadas as renovações de matrículas, para alunos que já estudam em estabelecimentos do município, e com novas matrículas, para alunos de outras cidades que venham a estudar no município.

Renovação de matrículas

Veranice informa que a partir da próxima segunda-feira, dia 11, até o dia 29 de novembro, serão efetuadas as renovações de matrículas. Da educação infantil (creche, pré-escolar, primeiro ao quinto e do sexto ao nono ano). Ela destaca que neste ano o calendário será diferente: de 11 a 14 a renovação de matrículas para alunos que irão frequentar do sexto ao nono ano em 2020.

“Então os alunos que estão hoje no quinto ano devem procurar as escolas, na semana que vem, de 11 a 14, para renovar para 2020”, explica.

Do primeiro ao quinto anos (pré III, primeiro, segundo, terceiro e quarto anos, devem procurar a escola de 18 a 22 de novembro. “Os pais de quem está hoje na creche e no pré-escolar deve renovar a matrícula de 25 a 29 de novembro”, completa. Nos próximos dias a secretaria estará entregando aos pais os bilhetes informativos

“A gente está fazendo um cronograma diferenciado para facilitar a organização das escolas e dos pais para evitar filas, aglomerados, para que seja um processo mais tranquilo também”, avalia. O que será necessário para a matrícula também será informado por comunicados.

Novas matrículas 

Quem não estuda na rede municipal de Capinzal, será feita na primeira semana de dezembro, de 2 a 6. A partir de 27 de janeiro de 2020 as escolas também estarão abertas para fazer a ‘repescagem’ de alunos que vêm de outros municípios. O encerramento do ano letivo será no dia 11 de dezembro, seguindo o calendário escolar elaborado e aprovado pelo conselho municipal de Educação. As escolas encerram as atividades do ano no dia 13 e terão expediente interno até o dia 20 de dezembro.

Belisário Pena

Para a escola Belisário Pena os pais terão a opção de matrículas on-line. O sistema, considerado piloto, está sendo implantado. A empresa responsável pelo sistema de gerenciamento de dados já foi acionada e os pais receberão um código e poderão acessar a matrícula para renovação de seus filhos. Posteriormente terão de comparecer à escola para assinar os documentos e levar os documentos necessários. “No geral, a gente orienta que os pais procurem sempre a escola mais próxima de suas casas”, conclui.

Ouro

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto do município de Ouro definiu o calendário de Rematrículas e Matrículas nos Centros Municipais de Educação Infantil e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental para o ano letivo de 2020 na rede Pública Municipal de Ensino do Município de Ouro.

REMATRÍCULAS – para os alunos que já frequentam as instituições municipais de ensino, o período é de 18 a 22 de novembro de 2.019, das 8h às 11h e das 13h30min às 16h.

MATRÍCULAS – para os alunos novos que desejam frequentar as instituições municipais no ano de 2020, o período é de 25 a 29 de novembro de 2.019, das 8h às 11h e das 13h30min às 16h, conforme a disponibilidade de vagas.

A secretária Sirlei Almeida revela que para garantir a vaga do aluno na instituição, os pais ou responsáveis devem comparecer às instituições municipais de ensino, mesmo que o aluno já esteja frequentando. ‘As vagas serão preenchidas conforme a capacidade e disponibilidade da Unidade escolar, respeitando o número de alunos por turma na respectiva faixa etária e os alunos que utilizam o transporte escolar vindo das comunidades do interior.

As matrículas devem ser efetuadas preferencialmente em unidade escolar mais próxima da residência do aluno. Em não havendo mais vaga nesta, deverá ser efetuada em outra unidade escolar da rede” informa a secretária.

Sirlei também lembra sobre a obrigatoriedade da frequência para as crianças com 04 a 05 anos de idade completos até 31 de março de 2.020, conforme Lei 12796/2.013 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

As matrículas para o ingresso de novos alunos na Educação Infantil para a faixa etária de 04 meses a 03 anos, 11 meses e 29 dias, não é obrigatória.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAÇÃO DA REMATRÍCULA E MATRÍCULAS NOVAS:

a) Certidão de nascimento ou Carteira de Identidade do aluno;
b) Comprovante de residência ou contrato de aluguel dos pais ou responsáveis (atualizado);
c) Histórico escolar para alunos advindos de transferência;
d) Comprovante de trabalho dos Pais ou responsáveis: Carteira Profissional de Trabalho ou ainda Declaração de Trabalho (autenticada em Cartório) para alunos matriculados em nível de CRECHE, que será exigido também a cada 6 (seis) meses;
e) CPF e Carteira de Identidade dos pais ou responsáveis;
f) Declaração expedida pela Secretaria de Saúde de que as vacinas estão em dia;
g) Alunos com intolerância alimentar deverão apresentar atestado médico atualizado;
h) Cartão do Programa Bolsa Família (para aqueles que são beneficiários).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.