Remédio para tratamento de câncer de mama avançado volta a ser distribuído em SC, diz Secretaria de Saúde

O remédio Herceptin, usado por pacientes em estágio avançado de câncer de mama, deve voltar a ser distribuído gratuitamente a partir desta quarta-feira (18) em Santa Catarina, informou a Secretaria de Estado da Saúde. No Estado, ele é usado por ao menos 300 mulheres.

O secretário estadual da pasta, Acélio Casagrande, garantiu que a retomada da distribuição e a previsão é que os estoques se normalizem em até 30 dias.

Técnicos da Secretaria de Saúde voltaram na terça-feira (17) de Brasília, onde acertaram a retomada da distribuição do medicamento. O secretário diz que o problema ocorria com aqueles pacientes que judicializaram a solicitação do remédio, demandando na Justiça.

A Associação Brasileira de Portadores de Câncer informou que recebimento do remédio é automático após o diagnóstico. Em Santa Catarina, no entanto, pela falta, muitas mulheres tiveram que entrar na Justiça para garantir o medicamento.

A Saúde diz que vai passar o estoque de quem estava cadastrado na rede para quem demandou judicialmente. Casagrande ainda afirmou que, com a reposição do Ministério da Saúde, não vai faltar para quem já está cadastrado.

Falta

O medicamento falta no estado desde o mês de abril. A Secretaria de Estado da Saúde informou que o Ministério da Saúde não tinha fornecido o remédio desde fevereiro, apesar de determinação da Justiça. Já o Ministério afirmava que a entrega do item está em dia e que cabe ao Estado a distribuição.

A Secretaria de Estado da Saúde informou ao Judiciário que recebeu 1,6 mil ampolas em novembro de 2017 e depois mais nenhuma. Declarou ainda que cobrou várias vezes o Ministério da Saúde por telefone e e-mail.

A distribuição deste medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para casos graves foi aprovada no Brasil recentemente.

Em Santa Catarina, ele vinha sendo fornecido desde 2009, quando a Defensoria Pública da União e o Ministério Público Federal entraram com uma ação civil pública para garantir, a partir dali, o fornecimento do Herceptin nas quantidades necessárias a todas as pacientes com câncer de mama no estado.

Remédio

O remédio Herceptin auxilia o combate um tipo de câncer de mama que pode se espalhar rapidamente pelo corpo e não tem cura. As ampolas agem direto nas células defeituosas e por isso não dão efeitos colaterais.

São aplicadas desde o início do tratamento junto com a quimioterapia tradicional e depois têm uso contínuo, que permite ao paciente uma vida normal. (G1)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.